O cuidado das pessoas trans por profissionais do Sistema Único de Saúde na perspectiva de acadêmiques de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69030

Palavras-chave:

Educação em saúde, Identidade de Gênero, Sistema Único de Saúde

Resumo

A Mandala dos Saberes é um projeto que tem como intuito dar vez e voz às pessoas nos assuntos importantes para a evolução social, com base na Educação Popular em Saúde. Este trabalho baseou-se na perspectiva que estudantes de enfermagem têm acerca do cuidado das pessoas trans por profissionais do Sistema Único de Saúde. A aplicação da Mandala dos Saberes foi realizada com seis participantes do gênero feminino e um do gênero masculino, na faixa etária de 20 a 57 anos. Esse evento ocorreu na Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco, em Recife. A Mandala dos Saberes possui oito pilares e a aplicação deles consiste em dispor os pilares sobre um tecido circular no chão, posicionando as pessoas como mediadoras/facilitadoras e as participantes ao redor. Além dos pilares, foram dispostos imagens e textos acerca da temática proposta: o cuidado das pessoas trans por profissionais do Sistema Único de Saúde na perspectiva de acadêmiques de enfermagem. Por fim, estudantes apontaram que há a necessidade de na graduação terem estágios e aulas a respeito da temática e uma formação pautada na promoção da humanização para os profissionais da saúde.

Downloads

Biografia do Autor

  • Mayara Paulina Barbosa da Silva, Universidade de Pernambuco

    Graduanda em Enfermagem na Universidade de Pernambuco, Brasil; membro do projeto de extensão "Mandala dos Saberes".

  • Sanderson Mendes do Nascimento, Universidade de Pernambuco

    Graduando em Enfermagem na Universidade de Pernambuco, Brasil.

  • Betânia da Mata Ribeiro Gomes, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora associada da Universidade de Pernambuco, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa em Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV).

  • Jael Maria de Aquino, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora livre docente da Universidade de Pernambuco, Brasil;  vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV). 

  • Kelly Cristina do Nascimento, Universidade de Pernambuco

    Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, Brasil; professora no Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde, Alagoas, Brasil.

Referências

AYRES, J. R. C. M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 16-29, 2004. DOI 10.1590/S0104-12902004000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/nvGMcCJJmpSSRjsGLhH8fmh/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2023.

BENEVIDES, B. G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022. Brasília, DF: Distrito Drag; ANTRA, 2023. 109 p. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2023/01/dossieantra2023.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

BENEVIDES, B. G.; NOGUEIRA, S. N. B. (org.). Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. São Paulo: Expressão Popular; ANTRA; IBTE, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação Popular em Saúde. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/documentos/caderno-de-educacao-popular-em-saude-volum-2. Acesso em: 15 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: CNEPS, 2012. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/diverpsi/arquivos/pneps-2012.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

BORGES, D. C. et al. Círculo de cultura como estratégia de promoção da saúde: encontros entre educação popular e interdisciplinaridade. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, p. 228-238, 2022. DOI 10.1590/0103-11042022E620. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/bpfvCr34dVBxfVdgxxQLgPq/. Acesso em: 15 mar. 2022.

CUNHA, M. I. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 185-195, 1997. DOI 10.1590/rfe.v23i1-2.59596. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59596. Acesso em: 15 mar. 2022.

DANTAS, V. L.; LINHARES, A. M. B. Círculos de cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. In: Ministério da Saúde. II Caderno de Educação Popular em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. p. 73-80. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/2_caderno_educacao_popular_saude.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022.

FERNANDES, B. Educação popular em saúde: um diálogo da sociedade civil com os Postos de Saúde em Goiânia. Tempus-Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 11, n. 1, p. 29-39, 2017. DOI 10.18569/tempus.v11i1.2358. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2358. Acesso em: 15 mar. 2022.

FERREIRA, B. O. et al. Vivências de travestis no acesso ao SUS. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 4, p. 1.023-1.038, 2017. DOI 10.1590/S0103-73312017000400009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/TJ6GPsnqZRNjBSTgbXnXZ8d/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

GEISLER, A. R. R.; REIS, V. L. M.; SPERLIN, S. Cidadania e democracia sanitária: refletindo sobre o direito à saúde da população “trans” numa perspectiva de integralidade. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, v. 2, n. 2, p. 242-251, 2013. DOI 10.17566/ciads.v2i2.80. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/80. Acesso em: 15 mar. 2022.

MONTEIRO, S.; BRIGEIRO, M.; BARBOSA, R. M. Saúde e direitos da população trans. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, 2019. DOI 10.1590/0102-311X00047119. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/4zwYRtVyMvVkhTKBhWbnTKz/?lang=pt#. Acesso em: 15 mar. 2022.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 15 mar. 2022.

OLIVEIRA, P. H. L. et al. Itinerário terapêutico de pessoas transgênero: assistência despersonalizada e produtora de iniquidades. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, 2022. DOI 10.1590/S0103-73312022320209. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/NGWFCJ3STWFmJpnVRKLqp5J/#. Acesso em: 15 mar. 2022.

PAIVA, C. R.; FARAH, B. F.; DUARTE, M. J. O. A rede de cuidados à saúde para a população transexual. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 33, 2023. DOI 10.1590/S0103-7331202333001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/LyTFNLCx5T7S76ZCJrMFWWk/. Acesso em: 15 mar. 2022.

POPADIUK, G. S.; OLIVEIRA, D. C.; SIGNORELLI, M. C. A política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) e o acesso ao processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS): avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1.509-1.520, 2017. DOI 10.1590/1413-81232017225.32782016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/JVTfd3DqVzN3dPMLPJJYLVy/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

RAIMONDI, G. A. Saúde da população “trans”: uma revisão sistemática da produção teórica brasileira. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17764. Acesso em: 15 mar. 2022.

ROCON, P. C. et al. Acesso à saúde pela população trans no Brasil: nas entrelinhas da revisão integrativa. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2020. DOI 10.1590/1981-7746-sol00234. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/NGpjbDZLqR78J8Hw4SRsHwL/. Acesso em: 15 mar. 2022.

ROCON, P. C. et al. Dificuldades vividas por pessoas trans no acesso ao Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 8, p. 2.517-2.526, 2016. DOI 10.1590/1413-81232015218.14362015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/zGJyVqQ6WGjygRzLqfd8vRD/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 mar. 2022.

SAMPAIO, A. F.; SOUZA, K. C. A.; FERNANDES, A. C. L. Trans.formando-se: a educação popular na construção de saberes sobre saúde da população trans. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 229-251, 2019. DOI 10.14393/rep-v18n22019-47100. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47100. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, R. C. D. et al. Reflexões bioéticas sobre o acesso de transexuais à saúde pública. Bioética, Brasília, v. 30, n. 1, p. 195-204, 2022. DOI 10.1590/1983-80422022301519PT. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/VVtRjLWt9RKbTQMhXs4Y5Zx/. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, G. W. S. et al. Situações de violência contra travestis e transexuais em um município do nordeste brasileiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 37, n. 2, 2016. DOI 10.1590/1983-1447.2016.02.56407. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/JdXmwrJfYCmvBBc5kb4qhjm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

SILVA, Mayara Paulina Barbosa da; NASCIMENTO, Sanderson Mendes do; GOMES, Betânia da Mata Ribeiro; AQUINO, Jael Maria de; NASCIMENTO, Kelly Cristina do. O cuidado das pessoas trans por profissionais do Sistema Único de Saúde na perspectiva de acadêmiques de Enfermagem. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 226–241, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69030. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69030. Acesso em: 23 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)