Infância, educação popular e movimentos sociais

pesquisa sobre pesquisas

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64251

Palavras-chave:

Infância, Educação, Metapesquisa, Educação Popular, Movimentos sociais

Resumo

O texto examina as condições de produção de base de dados sobre pesquisas para, com e sobre criança, infância e Educação Infantil, identificando estudos realizados sobre a relação entre infância, educação popular e movimentos sociais. O trabalho é de natureza teórica e bibliográfica e se situa no campo da metapesquisa, ou seja, trata-se de uma pesquisa sobre pesquisas. Um total de 2.246 trabalhos acadêmicos foi catalogado, sendo 1.055 dissertações (46,97%), 395 teses (17,58%), 395 trabalhos da ANPEd (17,58%) e 401 artigos (17,87%). Desse conjunto, apenas seis pesquisas tematizam especificamente a relação entre educação popular, movimentos sociais e infância. Concluímos que a metapesquisa e a utilização de bases de dados são estratégias relevantes para valorizar, fortalecer e qualificar as investigações que estamos conduzindo nas universidades brasileiras e em outros centros de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALVES, A. J. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/990. Acesso em: 10 jun. 2021.

BARBOSA, C. M. O ensino de filosofia e a formação do ser-sujeito-criança na educação de Paulo Freire. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10906. Acesso em: 10 jun. 2021.

CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) no Brasil. Brasília - DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2020. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/CGEE-2020-CHSSALLA.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006. Doi: 10.1590/S1413-24782006000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?lang=pt. Acesso em: 4 jun. 2018.

ESTADÃO. Presidente da SaferNet relata ameaças após evento no TSE e se refugia na Alemanha. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 7 dez. 2021. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,safernet-thiago-tavares-presidente-tse-fake-news,70003919318. Acesso em: 26 maio 2022.

MACEDO, N. A.; ALENCAR, C. S. Por uma Educação Infantil pública como direito e resistência: uma abordagem descolonizadora em periferias urbanas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40., 2021, Belém. Anais [...]. Belém: ANPEd, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_43_21. Acesso em: 26 maio 2022.

MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: aspectos teóricos e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 19-44, 2021. Doi: 10.1590/0104-4060.59762. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/L4GSjqQfPYz4whXWwHYmYgv/?lang=pt. Acesso em: 26 maio 2022.

MAUDONNET, J. V. M. O movimento interfóruns de educação infantil do Brasil (MIEIB) e seus efeitos nas políticas públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, 2020. Doi: 10.1590/ES.224566. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sWqYfz4spW9BR7FVVtc6Yqp/?lang=pt. Acesso em: 26 maio 2022.

OLIVEIRA, M. J. G. (Coord.). Diagnóstico da situação atual das CHSSALLA brasileiras: Projeto Diagnóstico da situação atual nas CHSSA brasileiras. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Brasília-DF, 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/4104_Diagnostico+CHSSALLA+final+vs+12.03.20_COMPLETO+2.0.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

ONU – Organização das Nações Unidas. Unicef: 69 milhões de crianças vão morrer de causas evitáveis até 2030. ONU News, 28 de junho de 2016. Disponível em: https://news.un.org/pt/audio/2016/06/1177491. Acesso em: 10 jun. 2021.

PINTO, W. C. F.; BATISTA, R. L.; BATISTA, J. R. Diagnóstico das ciências humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes (CHSSALLA) no Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 419-427, jan./abr. 2021. Doi: 10.11606/0103-2070.ts.2021.180061. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/180061. Acesso em: 6 dez. 2021.

REIS, R. R. Migrações: casos norte-americano e francês. Estudos Avançados, São Paulo, v. 20, n. 57, p. 59-74, ago. 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10147. Acesso em: 6 dez. 2021.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: EdUFSC, 1999.

ROCHA, E. C. 30 anos da educação infantil na ANPED. In: SOUZA, G. (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.

ROSA, M. C. C. A escola da infância narrada na juventude por ex-alunos do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC). 2011. 314 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06122011-103109/pt-br.php. Acesso em: 6 dez. 2021.

SAFERNET BRASIL. Disponível em: new.safernet.org.br. Acesso em: 3 jan. 2022.

SANTOS, E. C. Iniciativas populares: o movimento comunitário e a Educação Infantil na Baixada Fluminense. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPEd, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/iniciativas-populares-o-movimento-comunitario-e-educacao-infantil-na-baixada. Acesso em: 6 dez. 2021.

SAVE THE CHILDREN. Disponível em: http://www.savethechildren.org/. Acesso em: 10 jun. 2021.

SOARES, A. S. As crianças, suas infâncias e as instituições de educação infantil: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt. In: BORGES, B. G.; SILVA, S. P. (org.). Filosofia da Educação e formação de professores: contribuições da Filosofia para pensar a Educação. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. p. 83-118.

SOARES, A. S. Educação infantil e pesquisa acadêmica: dilemas visíveis e invisíveis. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 49-63, jul./dez. 2016. Doi: 10.14393/REP-v15n22016-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/34581. Acesso em: 6 dez. 2021.

SOARES, A. S. Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisas. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. Doi: 10.1590/0104-4060.64831. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/DMMcHwJ45LWkkdKLmxxxynk/?lang=pt. Acesso em: 6 dez. 2021.

TAVARES, M. T. G. Movimentos sociais e a luta por creches no Rio de Janeiro: a experiência das creches comunitárias em São Gonçalo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPEd, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT06-3901.pdf. Acesso em: 6 dez. 2021.

Downloads

Publicado

29-08-2022

Como Citar

SOARES, A. de S. Infância, educação popular e movimentos sociais: pesquisa sobre pesquisas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 137–157, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64251. Acesso em: 22 dez. 2024.