Infância, educação popular e movimentos sociais

pesquisa sobre pesquisas

Autores

  • Ademilson de Sousa Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64251

Palavras-chave:

Infância, Educação, Metapesquisa, Educação Popular, Movimentos sociais

Resumo

O texto examina as condições de produção de base de dados sobre pesquisas para, com e sobre criança, infância e Educação Infantil, identificando estudos realizados sobre a relação entre infância, educação popular e movimentos sociais. O trabalho é de natureza teórica e bibliográfica e se situa no campo da metapesquisa, ou seja, trata-se de uma pesquisa sobre pesquisas. Um total de 2.246 trabalhos acadêmicos foi catalogado, sendo 1.055 dissertações (46,97%), 395 teses (17,58%), 395 trabalhos da ANPEd (17,58%) e 401 artigos (17,87%). Desse conjunto, apenas seis pesquisas tematizam especificamente a relação entre educação popular, movimentos sociais e infância. Concluímos que a metapesquisa e a utilização de bases de dados são estratégias relevantes para valorizar, fortalecer e qualificar as investigações que estamos conduzindo nas universidades brasileiras e em outros centros de pesquisa.

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Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

SOARES, A. de S. Infância, educação popular e movimentos sociais: pesquisa sobre pesquisas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 137–157, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64251. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64251. Acesso em: 16 nov. 2024.