Crianças negras e relações étnico-raciais

uma análise de pesquisas no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69325

Palavras-chave:

Pesquisas em educação, Crianças negras, Relações étnico-raciais

Resumo

O texto define alguns conceitos e apresenta um panorama das pesquisas acerca de crianças negras e relações étnico-raciais no campo da educação. O objetivo é mostrar que, para superarmos o silêncio das famílias, das escolas e das pesquisas, é urgente ampliarmos os estudos a respeito do racismo ainda persistente desde as escolas de Educação Infantil. O trabalho inscreve-se no campo teórico e metodológico das pesquisas e se beneficia da revisão da literatura acerca da temática desenvolvida por Nunes e Corrêa (2016) e do estado da arte a respeito da educação das relações étnico-raciais, organizado por Silva, Régis e Miranda (2018). Como resultado, indicamos temas emergentes, aspectos positivos das ações afirmativas e aspectos negativos do racismo vivenciado pelas crianças brasileiras.

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Biografia do Autor

Lisa Minelli Feital, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora de educação básica na rede municipal de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; membro do Movimento Kizomba:  Ações Afirmativas e Pesquisa e do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Resistência, Formação e Filosofia.

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil; professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

FEITAL, L. M.; SOARES, A. de S. Crianças negras e relações étnico-raciais: uma análise de pesquisas no campo da educação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 42–62, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69325. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69325. Acesso em: 16 nov. 2024.