EDUCAÇÃO, ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E TEATRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-18Resumo
Este trabalho versa sobre o uso de escritas (auto)biográficas como mote metodológico para o ensino de Artes em escolas públicas da Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Alagoas. A construção teórica apresentada perpassa pelos aspectos fundamentais do conceito de escritas (auto)biográficas, descritos por Leonor Arfuch (2010) e Philippe Lejeune (2008). Alicerçando o entendimento acerca do uso e do trabalho voltados à memória na educação, recorremos a Walter Benjamin (2012) e a Jean-Marie Gagnebin (1997). Em relação aos verbetes teatrais e à tentativa de uma argumentação que une teatro e formação, foram adotados os autores Patrice Pavis (2010) e Clementino Souza (2006), respectivamente. O artigo reflete, portanto, a vida docente e aborda o campo metodológico da criação em artes, mais especificamente em teatro. Cabe ressaltar que o mesmo pretende fortalecer e difundir os diferentes cursos de licenciatura da área artística, refletindo ainda sobre a legislação educacional que regulamenta o ensino de arte a partir das quatro linguagens e suas respectivas formações.
Palavras-chave: (Auto)Biografia; Criação Metodológica; Teatro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).