“TEATRO É COISA DE GAY?”

corpo, discurso e educação estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-13

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir os tensionamentos discursivos e produções de sentido entre teatro, masculinidades e a(s) homossexualidade(s) nos discursos que circulam em uma plataforma brasileira on-line de perguntas e respostas. A análise se debruça sobre a pergunta ‘Teatro é coisa de gay?’ e suas diversas respostas formuladas a partir de um processo de interação virtual. Os resultados permitem a discussão de aspectos relacionados à educação em Artes do Corpo e da Cena, especialmente àqueles vinculados ao escopo temático da investigação: Seria o teatro um reduto homossexual? Uma prática desviante? Um refúgio para as masculinidades dissidentes?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrio Robert Lecheta, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR - Linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Educação/LiCorES, Bolsa CAPES). Mestre em Educação (PPGE/UFPR, Bolsa CAPES). Produtor Cênico (UFPR).

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela FURB. Professor da área de Linguagem, corpo e educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR – Linha LiCorEs). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL/FURG). Pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Lecheta, A. R., & Gonçalves, J. C. (2023). “TEATRO É COISA DE GAY?”: corpo, discurso e educação estética. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(02), 226–248. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-13

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1