CONTADORES DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

perspectivas docentes e discentes

Autores

  • Ângela Barcellos Café UnB

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-08

Resumo

Por meio da articulação de conceitos sobre, Cultura, Educação, Arte, Ensino Escolar e outros, esse artigo aborda a contação de histórias nas perspectivas docente e discente, propondo experiências do ensino de Arte na escola. O problema que norteia nossa discussão é por um lado a necessidade de metodologias abertas ao diálogo com estudantes e por outro lado, a necessidade de valorizar a arte na escola, inclusive na vivência de outros professores. O objetivo é mostrar um ensino de artes, que valorize a escuta discente, ao mesmo em que docentes exercitam o desenvolvimento do “seu” narrador, propondo e vivendo experiências de ouvir e contar histórias. A ludicidade é apreciada e sugerida por meio de jogos teatrais e/ou dramáticos, para compreensão dos elementos da linguagem cênica. O ponto central da pesquisa é a noção de cultura e como essa faz parte de uma formação humanizadora e transformadora para uma sociedade mais justa.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Café, Ângela B. (2023). CONTADORES DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: perspectivas docentes e discentes. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 123–140. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-08