DO CONTO À CENA

a encenação como pedagogia teatral

Autores

  • Andrea Stelzer Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-04

Resumo

Este texto propõe um estudo das experiências realizadas no laboratório de ensino e pesquisa, o qual eu sou coordenadora no CApUERJ, que visa realizar a encenação de contos diversos valorizando as experiências estéticas criadas essencialmente pela corporalidade dos alunos. O objetivo é desenvolver um estudo da teatralidade dos contos, de sua transposição corporal para a cena e a criação de uma dramaturgia cênica coletiva, visando investigar novas metodologias de ensino do teatro nas escolas. A princípio nossa análise se dará a partir da experiência com alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Núcleo de Artes Copacabana com a encenação do espetáculo “Dois contos africanos”, realizado antes da pandemia do corona vírus. Porém, pretendemos dar prosseguimento ao projeto de extensão no ano 2023 com alunos do Ensino Médio do CApUERJ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Stelzer, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, Pós-doutora em literatura comparada e no PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) na UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Stelzer, A. (2023). DO CONTO À CENA: a encenação como pedagogia teatral. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 47–61. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-04