TEATRO PRETO DE CANDOMBLÉ

Descolonizando as peles pretas

Autores

  • Onisajé (Fernanda Júlia Barbosa) PPGAC/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n1a2020-05

Resumo

RESUMO

O presente artigo trata de uma explanação acerca dos princípios que orientam a poética cênica Teatro Preto de Candomblé. Pesquisa desenvolvida pela encenadora Onisajé desde 2009 quando estreou Siré Obá – A festa do Rei, primeiro espetáculo resultante da metodologia proposta por esta poética artística. O artigo toma como exemplo para a apresentação e definição do Teatro Preto de Candomblé a mais recente montagem da pesquisadora pela Cia de Teatro da UFBA, o espetáculo Pele Negra, máscaras brancas, adaptação do mais famoso livro homônimo do psiquiatra e pesquisador martiniquenho Franz Fanon. O artigo tem por objetivo apresentar aos leitores as questões fundamentais que levaram a pesquisadora a cunhar o termo Teatro Preto de Candomblé e em que medida a citada montagem contribuiu para o seu amadurecimento teórico e prático.

PALAVRAS CHAVES: Teatro Preto de Candomblé, Teatro, Candomblé, Encenação, Teatro Negro.

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Publicado

2020-05-24

Como Citar

(Fernanda Júlia Barbosa), O. (2020). TEATRO PRETO DE CANDOMBLÉ: Descolonizando as peles pretas. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 7(1). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n1a2020-05