IMPACTOS DA TEATRALIDADE NAS DRAMATURGIAS DE AUTOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-14Resumo
Este artigo aborda o conceito de teatralidade a partir das transformações sofridas pelo evento teatral e seus impactos nas dramaturgias de autor. Muitas das práticas pertencentes ao teatro latino-americano na contemporaneidade não mais partirão de textos dramáticos prévios, destituindo, com isto, sua supremacia. Desse modo, entrarão em atrito com alguns setores que se empenham em compreender o fenômeno teatral ainda sob a égide da ideia aristotélica de representação.
Downloads
Referências
ARIST
BECKETT, Samuel. Primer Acto, n.233, marzo-abril 1990, p.11-12. Entrevista concedida a Tom Driver.
CASALI, Renzo. No anticipar la historia. In: MUGUERCIA, Magaly (Org.) Pedagogía y Experimentación en el Teatro Latinoamericano. México: Escenología, 1996, p. 419-436.
DIEGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: teatralidade e performance política. Uberlândia: Edufu, 2011.
DUBATTI, Jorge. El convivio teatral. Teoría y practica del Teatro Comparado. Buenos Ayres: Atuel, 2003.
F
F
F
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Repertório, Salvador, nº 16, 2011, p.11-23.
GU
GU
JOLLY, Geneviève; PLANA, Muriel. Teatralidade. In: SARRAZAC, Jean-pierre (Org.) Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo, Cosac Naify, 2012. p. 178-181.
LEAL, Rina. La práctica teatral necessita um pensamento científico. In: MUGUERCIA, Magaly (Org.) Pedagogía y Experimentación en el Teatro Latinoamericano. México: Escenología, 1996, p. 399-417.
LEITE, Janaína. Auto Escrituras Performativas: do Diário `a Cena. São Paulo, Perspectiva: Fapesp, 2017, p.49.
LESSING, Gotthold Ephraim. Dramaturgia de Hamburgo, trad, introd e notas de NUNES, Manuela. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
MENA, Karel.
NUNES, Luiz Arthur. Do livro para o palco: formas de interação entre o épico literário e o teatral. O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO, n° 9, Ano 8. Rio de Janeiro, 2000, p. 39-51.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.
SINISTERRA, José Sanchis. Dramaturgia Atoral. Barcelona, Revista Travessias, Ed 05, UNIOESTE, Paraná, 2005, p. 1-5. Entrevista concedida a Mariana Lima Muniz.
TAYLOR, Diana. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Trad. Leda Martins. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002, p. 13-45.
TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. Sala Preta, 6, São Paulo, 2006, p.155-164.
WEISZ, Gabriel. La Despersonificación. In: DI
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).