É DRAMA! Reflexões sobre práticas cênicas e visualidades a partir da análise de oficinas de Teatro com alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-13

Resumo

Este artigo aborda práticas cênicas a partir de oficinas de Teatro realizadas com estudantes surdos da Escola Estadual Dr. Fernando Reinaldo Coser, localizada no município de Santa Maria/RS. As atividades foram desenvolvidas a partir de princípios do Drama (CABRAL; PEREIRA, 2017), a fim de evidenciar o protagonismo dos estudantes para aproximar às práticas artísticas de sua cultura surda. Nesse processo destaca-se a articulação das visualidades que compõem o processo de Drama pelo grupo. As práticas são analisadas destacando o envolvimento dos alunos, bem como a relação estabelecida entre as referências de duas culturas que se encontram na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victória Blini Strasser, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Atriz. Graduanda no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do Projeto Teatro e acessibilidade na escola: práticas cênicas com surdos, contando com bolsa PROLICEN/UFSM.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Curso do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq).

Referências

BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres. Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos. Anais do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, p. 542-549, 2014.

CABRAL, Biange; PEREIRA, Diego. O espaço de jogo no Contexto do Drama. In: Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 285-301, julho de 2017.

CRUZ, Andreza Nunes Real da. Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/143081>. Acesso em: 05 set. 2018.

GON

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 293 f. Tese (Doutorado em Teatro)

ST

TUDELLA, Eduardo Augusto da Silva. A luz na gênese do Práxis cênica como articulação de visualidade: espetáculo. 629 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2013.

ZIRALDO. Flicts. Rio de Janeiro: Melbooks, 1969.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

Blini Strasser, V., & Berselli, M. (2019). É DRAMA! Reflexões sobre práticas cênicas e visualidades a partir da análise de oficinas de Teatro com alunos surdos. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-13