A SOMBRA COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA E ESTÍMULO PROPRIOCEPTIVO PARA A ATRIZ

Autores

  • Fabiana Lazzari de Oliveira Centro de Artes - CEART/ Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-07

Resumo

O artigo apresenta a sombra como expressão artística e certifica que a práxis com os elementos do Teatro de Sombras é condição sine qua non para a atriz-sombrista adquirir autonomia, aprimorar percepções e aperfeiçoar habilidades psicomotoras para a atuação e para a poiéisis nesta linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lazzari de Oliveira, Centro de Artes - CEART/ Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós- Graduação em Teatro - PPGT, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC (2012). Bacharel em Educação Física pela UDESC (1998). Atuou como professora da disciplina de Produção Teatral no curso de teatro da UNOESC. Pesquisa a praxis e a poiésis nas linguagens no teatro de animação, com especialidade em teatro de sombras, pesquisa a formação da atriz e do ator a partir do trabalho corporal energético e a atuação no cinema. Atriz, arte-educadora, produtora cultural e educadora-física. Sócia-fundadora da entreAberta Cia Teatral e Skia- Espaço da Sombra. Professora do Curso de Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC nas disciplinas de Teatro de Máscaras; Teatro de Bonecos; Teatro de Sombras; Interpretação;

Referências

BARBA. E. A Canoa de Papel: Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Editora HUCITEC, 1994.

BONFITTO, Matteo. A Cinética do Invisível: Processos de Atuação no Teatro de Peter Brook. São Paulo: Perspectiva, Fapesp, 2009.

CASATI, Roberto. A Descoberta da Sombra: de Platão a Galileu, a história de um enigma que fascina a humanidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CASTILLO, Domingo. Hágase La sombra! In: La sombra desvelada: um viaje por el teatro de sombras. AYUSO, Adolfo (coord). 1ª Edición. Zaragoza: Imprenta Provincial de Zaragoza, 2004.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

GARDNER, Howard. As Artes e o Desenvolvimento Humano. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1994.

JUNG, Carl. G. O Homem e seus Símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LESCOT, Jean Pierre. Poesia e Amor no Teatro de Sombras. Tradução Valmor Beltrame. In: Teatro de Sombras: técnica e linguagem. BELTRAME, Valmor (org.) Florianópolis: UDESC, 2005.

MAGILL, Richard. A. Aprendizagem Motora

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MONTECCHI, Fabrizio. Instruir e/ou Educar

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um Corpo em Sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. 193p. Dissertação (Mestrado em Teatro). PPGT/UDESC. Florianópolis, 2011.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. A pré-expressividade no trabalho do ator no Teatro de Sombras. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Educação Artística

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de; BELTRAME, Valmor. A luz - elemento primordial no teatro de sombras. In: Urdimento. Florianópolis: PPGT/UDESC, v.2, nº 23, dezembro, 2014.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes, 2012.

VON FRANZ, M.-L. O Processo de Individuação. In: O Homem e seus Símbolos. JUNG, Carl. G. (org.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

de Oliveira, F. L. (2019). A SOMBRA COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA E ESTÍMULO PROPRIOCEPTIVO PARA A ATRIZ. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-07

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena