A MÁSCARA COMO BASE PARA O TREINAMENTO DO ALUNO-ATOR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-09Resumo
Pretendemos neste artigo identificar as contribuições da máscara para o treinamento do aluno-ator, assim como os princípios da máscara neutra para Jacques Coupeau e Jacques Lecoq. Para tanto, descreverei o trabalho desenvolvido com meus alunos na Universidades do Estado de Santa Catarina - UDESC e posteriormente na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde atualmente ministro aulas. Para trabalharmos o ator-animador traço uma jornada da máscara neutra iniciada na disciplina Improvisação I, na qual temos acesso a pedagogia de Viola Spolin e alguns pontos da pedagogia de Lecoq, vivenciando as ações silenciosas, e chegando a disciplina de Teatro de Animação I, onde apresento aos alunos o universo da máscara como princípio de preparação do ator. A primeira máscara apresentada é a máscara neutra, uma máscara sem uma expressão definida, em equilíbrio e que passa a sensação física de calma, na tentativa de proporcionar ao aluno o estado de neutralidade. A máscara neutra é considerada a base para o uso de todas as outras máscaras. Em seguida, iniciamos o trabalho com as máscaras larvárias, que são bem maiores que o rosto humano. Elas levam um acento forte ou do nariz ou das bochechas e têm aparências diversas.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: Edusp, 1991.
__________________. O ator e seus duplos. São Paulo: SENAC, 2002.
ASLAN, Odette. El Actor em el siglo XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gill, 1979.
BING, Suzanne. «Le [mardi] 22 juin [1920 Registres VI. L´Ecole du Vieux-Colombier ]», in COPEAU, Jacques. Registres VI. L´Ecole du Vieux-Colombier. Textes établis, présentes et annotés par Claude Sicard. Paris: Gallimard, 2000.
BROOK, Peter. Mensonge et adjectif superbe in: Le Masque - Du Rite au Théâtre. CNRS - Paris, 1988.
CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, 1963.
DANI, Sandra. A máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. In: Porto Arte. Revista do Instituto de Artes da UFRGS. Porto Alegre, Ano I, 1990.
FREIXE, Guy. [Quarta Parte.] I
FO, Dario. Tire as mãos da máscara. In: Cadernos de teatro no 125. Rio de Janeiro, 1991.
________. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998.
LECOQ, Jacques. Rôle du masque dans la formation de l
_______. Jacques. Le Jeu Masque. In: Le théâtre du geste. Paris: Bordas, 1987.
_______.Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Editora Senac. Edição SESC SP. 2010. São Paulo.
LOPES, Elizabeth Pereira. Copeau e a máscara, in A Máscara e a formação do Ator
UNICAMP - 1991.
PAVIA, Marguerita. Mascaras teatrales, Grupo editorial Gaceta, S.A. 1994.
RUDLIN, Jonh. JACQUES COPEAU: THE REQUEST FOR SINCERITY In HODGE, Alison (Ed.). Actor traning. 2 ed. Editora Routledge. New York. 2010, p 43-62
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).