ARTAUD; entre o sagrado e o maldito.

Autores

  • Carlos Araque Osorio Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Facultad de Artes- ASAB.

Resumo

O artigo é um olhar criativo sobre Antonin Artaud e suas influências; daqueles que colocá-lo como a vanguarda do teatro do século XX e XXI, aqueles que o observam como um ser sagrado intocável e sobrenatural, aqueles que se relacionam com o esoterismo e misticismo e um grupo representativo entende-lo como um artista apolítico sem critérios sociais. O texto não defende ou ataca qualquer dessas tendências, apenas para resgatar alguns de seus escritos e pensamentos e faz um pequeno reconhecimento a suas contribuições para o teatro, poesia, ficção, cinema e história. Enquanto eu estou interessado no ser desenfreado que confronta a sua sociedade, cultura e poder, também é importante falar sobre o Artaud criativo, místico e sensível, que defende seus princípios e crenças até as últimas consequências, levando-lhe a estados de delírio e rosando com a loucura, nos penetrando nos lugares fantásticos da metafísica, onde cada um daqueles que crermos conhecê-lo. Acreditamos que muito devemos a ele, mas crucial também temos que agradecer a ele por suas contribuições para o teatro e vida.

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Biografia do Autor

Carlos Araque Osorio, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Facultad de Artes- ASAB.

CARLOS ARAQUE OSORIO, Maestro en Arte Dramático (ENAD) Antropólogo, (UN), Especialista en Voz escénica, y Ciencias de la Educación, Magister en dirección Estratégica, Estudiante de doctorado en Artes en  Atlantic International University. Dirige el grupo Vendimia Teatro. Docente de planta de la Facultad de Artes de la Universidad Distrital. Asistente de dirección de Theodoros Terzopoulus, del grupo Attis Theater de Grecia. Integrante de Unversity Theatre Association, (AITU_IUTA). Dirige el grupo de investigación

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Araque Osorio, C. (2018). ARTAUD; entre o sagrado e o maldito. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/39782