FEDERICO GARCÃA LORCA: o poeta dos títeres nas memórias de bonequeiros argentinos
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-02Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a presença de Federico García Lorca nas memórias de quatro artistas bonequeiros argentinos contemporâneos: Eduardo Di Mauro, Sarah Bianchi, Mane Bernardo e Ilo Krugli. Acredita-se que a visita de García Lorca a Buenos Aires, na década de 1930, tenha ajudado a transformar o teatro de bonecos na Argentina, tanto em aspectos formativos como em seus elementos formais e ideais.
Palavras-chave: teatro de bonecos, Federico García Lorca, história da cultura, Argentina
Downloads
Referências
ABREU, Ieda de. KRUGLI, Ilo. Poesia Rasgada. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.
BERNARDO, Mane. BIANCHI, Sarah. 4 Manos y 2 Manitas. Argentina: Ed. Tu Llave, 1987.
CHILL
DI MAURO, Eduardo. Memorias de un titiritero latinoamericano. Bueno Aires: Instituto Nacional de Teatro, 2010.
HOUSSO, Henry.
JELIN, Elisabeth. Los trabajos de la memoria. Madrid: Siglo XXI, 2001.
SIRINELLI, Jean François.
VILLAFA
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).