Performance e fluxos geradores de criatividade na escola

Autores

  • Cristina Garcia Palhares Viso Universidade Federal de Uberlandia http://orcid.org/0000-0002-2412-1267
  • Ana Elvira Wuo Professora Doutora do instituto de Artes da UFU. Departamento de teatro.

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-07

Resumo

Ressaltar os processos criativos nas aulas de arte como acontecimentos importantes para a transformação e construção de pensamentos e emoções dos alunos, observando o papel e a formação do professor de arte e sua inserção nesse processo criador como base relevante, a partir da qual surgiram metodologias e dinâmicas de aula que intervieram na realidade da escola que foi ambiente deste estudo. O  corpo em ação (performativa) elucida premissas para a observação do que denominamos "fluxo criativo" nas ações dos alunos de ensino médio na prática do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Garcia Palhares Viso, Universidade Federal de Uberlandia

arte educadora e arteterapeuta. Atualmente mestre  pelo programa de mestrado profissional de arte. Defesa dia 16 de agosto de 2016.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem: Criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FOCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: objetiva, 2012.

JAPIASS

JUNG, Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. Tradução de Maria de Moraes Barros. 8ª Ed. Petrópolis, Vozes, 2013.

JUNG, Carl Gustav. O Eu e o inconsciente. Tradução de Dora Ferreira da Silva. 27ª Ed. Petrópolis, Vozes, 2015.

PAIN, Sara. Teoria e Técnica de arte-terapia: a Compreensão do Sujeito/ Sara Pain e Glayds Jarreau; trad. Rosana Severino Di Leone. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SCHECHNER, Richard.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Palhares Viso, C. G., & Wuo, A. E. (2016). Performance e fluxos geradores de criatividade na escola. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-07