Batuque: reflexões sobre a performatividade do corpo em transe

Autores

  • Marcos Vinicius Caye Lara UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-06

Resumo

Neste artigo procura-se contextualizar e apresentar o Batuque em seus aspectos históricos, estéticos e performativos. Esta contextualização visa oferecer um panorama da cultura escolhida pelo autor como fonte de pesquisa do transe em arte. As reflexões deste artigo partem, principalmente, da pesquisa de campo e análise comparada de processos artísticos individuais do autor em relação aos processos vividos pelos participantes da cultura em questão. Busca-se, assim, dialogar com alguns autores como Corrêa, Grotowski, Icle e Campo para abordar a dimensão do transe em arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Caye Lara, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Artes C

Referências

BIANCALANA, Gisela R. Corpos em Performance: o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores. Tese (Doutorado em Artes)

CAMPO, Giuliano. A arte do ator e a possessão: os estados alterados de consciência (ASC) nas suas inter-relações com o teatro. IN: BRONDANI, Joice A. (Org.). Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015. P.52-143.

CORR

ICLE, Gilberto. O ator como xamã. São Paulo: Perspectiva, 2006.

GROTOWSKI, Jerzy. Tecniche Originarie Dell

GROTOWSKI, Jerzy. Tú eres Hijo de Alguien. Máscara

PLÁ, Daniel. Sobre cavalgar o vento: Contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. Tese (Doutorado em Artes)

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

Lara, M. V. C. (2017). Batuque: reflexões sobre a performatividade do corpo em transe. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-06

Edição

Seção

Corpo e Performatividades Culturais