Coexistência cultural e religiosa nas Congadas de Minas Gerais

Autores

  • Jeremias Brasileiro da Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-03

Resumo

Este texto tem como foco a discussão a respeito dos comportamentos simbólicos internos traduzidos por meio de representações afrobrasileiras diversas que se encontram presentes no interior da prática da Congada, refletindo dessa forma no que denominamos de coexistência cultural e religiosa em contraposição ao conceito de sincretismo. A dinâmica de sistematização teórica desta proposição tem como finalidade verificar de que forma as várias modalidades de rituais visíveis ou não perceptíveis publicamente tornam a Congada numa manifestação relevante do ponto de vista da tradição e dos vários simbolismos culturais. A metodologia de análise é por meio dos relatos orais, cantorias, audiovisuais e outros recursos imagéticos.  

Palavras - Chaves: cultura, religiosidade, tradição. 

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Silva, J. B. da. (2016). Coexistência cultural e religiosa nas Congadas de Minas Gerais. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-03