O jogo expandido das máscaras: imbricações com o real, teatralidade e performatividade

Autores

  • Renata Ferreira Kamla Universidade de São Paulo - escola de Comunicações e Artes - ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-06

Resumo

Tendo como ponto de partida a pesquisa em desenvolvimento de doutorado, O jogo das máscaras em ações performativas como meio da criação da escritura cênica, este artigo reflete o jogo das máscaras no seu campo expandido e a alteridade das relações desenvolvidas por elas no espaço da rua e a percepção das suas teatralidades. Apresenta possibilidades de sistematizações de procedimentos artísticos e pedagógicos para o desenvolvimento de uma metodologia de criação dramatúrgica por meio das conexões possíveis entre máscara, jogo e performatividade. O processo criativo está fundamentado nas ideias de: Josette Féral acerca do teatro performativo e teatralidades cotidianas e nas ideias de "multiestabilidade perceptiva" de Érika Fischer-Lichte. 

Palavras-chaves: Jogo, máscaras, performatividade, processo criativo, dramaturgia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ferreira Kamla, Universidade de São Paulo - escola de Comunicações e Artes - ECA-USP

Bacharel em interpretação teatral, mestre em Artes e doutoranda em Artes  pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do CEPECA, Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, professora de Teatro e autora do livro: Um olhar através de... Máscaras: Uma possibilidade pedagógica (Perspectiva, 2014).   

Referências

Referências

Livros

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Realizações, 2012.

CABALLERO, Ileana Diégues. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COHEN, Renato. Performance como linguagem

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Marins Fontes, 2010. Coleção todas as artes.

F

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: Senac, 1999.

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo: experimento de aprendizagem e criação do teatro. São Paulo: Hucitec, 2004.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RANCI

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: FAPESP. Annablune,1998.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Trad. Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Teses e Dissertações

COSTA, Felisberto Sabino da. A outra face: a máscara e a (trans)formação do ator. Tese (Livre-Docência)

KAMLA, Renata Ferreira.

Artigos

ARA

FABI

F

FISCHER-LICHTE,

SCHECHNER, Richard. Performers e Espectadores/Transportados e transformados. Moringa. João Pessoa, vol 2, n.1, pp.155-185. Jan/jun de 2011.

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

Kamla, R. F. (2015). O jogo expandido das máscaras: imbricações com o real, teatralidade e performatividade. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(2). https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-06