DESMONTAGEM CÊNICA: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente

Autores

  • José Raphael Brito dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-14

Resumo

Este artigo discute as novas possibilidades da cena contemporânea, tendo em vista, a desmontagem cênica como estratégia de reflexão e discussão na formação do artista-docente. Na primeira parte, tem como objetivo apresentar questionamentos e conceitos acerca das práticas teatrais na cena contemporânea e os diferentes modos de criação e investigação. Na segunda parte, aborda a desmontagem cênica e seus possíveis fundamentos conceituais, com base na escassa referência, colocando este fundamento como reflexão ética e estética. Por fim, apresenta um compartilhamento escrito da desmontagem "Experiências do sensível: travessias artísticas" realizada na disciplina "Pedagogia(s) do teatro: práticas contemporâneas", ministrada pela Professora Dra. Mara Leal, no Programa de Pós-Graduação em Artes/Mestrado, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, em 2013.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raphael Brito dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Ator Profissional registrado pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT 371/MA). Possui Graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Bolsista de Iniciação Científica patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMA (2010 à 2011), com o projeto de pesquisa intitulado: A experiência estética e a formação docente nos projetos pedagógicos de 16 cursos de Licenciatura em Teatro. Atualmente cursa o Mestrado em Artes, subárea Teatro, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013 à 2014). Na cidade de São Luís-MA: Fundador e Membro Efetivo do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho; Membro Colaborador do Grupo DRAO - teatro da (in)constância e Membro colaborador do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro e Ação Cultural. Na cidade de Uberlândia-MG: Membro Efetivo do Núcleo de Pesquisa Ateliê de Experimentação Cênica e Membro Colaborador do Grupo de Dança-Teatro Acazô. Nos anos de 2007 à 2010, na cidade de São Luís-MA, ainda foi membro efetivo dos seguintes grupos: Xibé Cia. Cênica; Factual Experimentações Cênicas e Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta. Pesquisador nas seguintes áreas: Cena contemporânea; Treinamento do ator; Pedagogia do artista; Processos de criação em artes cênicas; Experiência cênica; Teatro de grupo.

Downloads

Publicado

2014-07-22

Como Citar

Brito dos Santos, J. R. (2014). DESMONTAGEM CÊNICA: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(1). https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-14

Edição

Seção

Dossiê Desmontagem