PRÁCTICAS CORPORALES EN LA LICENCIATURA EN TEATRO UAB/UFBA
Enfoques escénicos a través de la telepresentación
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-30Resumen
ResumenEste artículo tiene como objetivo analizar procesos práctico-escénicos mediados por recursos digitales en la Licenciatura en Teatro a Distancia, de la Universidad Abierta de Brasil (UAB), en colaboración con la Universidad Federal de Bahía (UFBA). Utilizando un enfoque crítico-reflexivo, combinado con una investigación cualitativa y autobiográfica, el autor analiza puntos de convergencia y divergencia identificados durante su formación como docente de teatro en la modalidad presencial y su posterior rol como docente-tutor a distancia. La base teórica de este artículo incluye referentes en el campo de la educación a distancia y la práctica teatral asociada a las tecnologías digitales, como Almeida (2001), Ayres (2013), Belloni (2001) y Leite (2014).
Palabras clave: Prácticas Corporales, Teatro, Educación a Distancia, Telepresencia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).