De la historia a la escena
a encenação como pedagogia teatral
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-04Resumen
Este texto propõe um estudo das experiências realizadas no laboratório de ensino e pesquisa, o qual eu sou coordenadora no CApUERJ, que visa realizar a encenação de contos diversos valorizando as experiências estéticas criadas essencialmente pela corporalidade dos alunos. O objetivo é desenvolver um estudo da teatralidade dos contos, de sua transposição corporal para a cena e a criação de uma dramaturgia cênica coletiva, visando investigar novas metodologias de ensino do teatro nas escolas. A princípio nossa análise se dará a partir da experiência com alunos do segundo segmento do ensino fundamental do Núcleo de Artes Copacabana com a encenação do espetáculo “Dois contos africanos”, realizado antes da pandemia do corona vírus. Porém, pretendemos dar prosseguimento ao projeto de extensão no ano 2023 com alunos do Ensino Médio do CApUERJ.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).