“E CANTE UM SAMBA NA UNIVERSIDADE”

Corporalidades marginais e práticas antirracistas na pesquisa em dança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-01

Resumen

Este artigo buscou compartilhar reflexões sobre os projetos de pesquisa, desenvolvidos no âmbito das graduações em dança, das universidades federais do nordeste brasileiro. Discutiu-se a importância da relação estabelecida entre luta antirracista e produção de conhecimento inovador no campo dos Estudos em Dança. Partiu-se do pressuposto de que embora os cursos superiores em dança no Brasil sejam ambientes estruturados por lógicas de pensamentos coloniais, é possível verificar inúmeras práticas de pesquisa, desenvolvidas no campo dos Estudos em Dança, que estruturam processos de resistência crítica ao racismo no âmbito das universidades. Metodologicamente, utilizou-se como base de dados os sites dos cursos de graduação em dança que compõem a investigação e os currículos profissionais disponíveis na Plataforma Lattes [CNPq]. Espera-se contribuir de maneira significativa na circulação de práticas de pesquisa não-hegemônicas e na consolidação de novos conhecimentos na área de Artes.

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Biografía del autor/a

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral em Antropologia da Dança, na Université Paris X (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB/CNPq).

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

Oliveira, V. H. N. de. (2023). “E CANTE UM SAMBA NA UNIVERSIDADE”: Corporalidades marginais e práticas antirracistas na pesquisa em dança. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 9(3), 01–18. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-01

Número

Sección

Corpos insurgentes e dissidentes nos processos de educação