IMPACTOS DA TEATRALIDADE NAS DRAMATURGIAS DE AUTOR

Autores/as

  • Antonio Mello Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-14

Resumen

Este artigo aborda o conceito de teatralidade a partir das transformações sofridas pelo evento teatral e seus impactos nas dramaturgias de autor. Muitas das práticas pertencentes ao teatro latino-americano na contemporaneidade não mais partirão de textos dramáticos prévios, destituindo, com isto, sua supremacia. Desse modo, entrarão em atrito com alguns setores que se empenham em compreender o fenômeno teatral ainda sob a égide da ideia aristotélica de representação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Mello, Universidade Federal de Minas Gerais

Escola de Belas Artes da UFMG - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema Área: Artes / Teatro

Citas

ARIST

BECKETT, Samuel. Primer Acto, n.233, marzo-abril 1990, p.11-12. Entrevista concedida a Tom Driver.

CASALI, Renzo. No anticipar la historia. In: MUGUERCIA, Magaly (Org.) Pedagogía y Experimentación en el Teatro Latinoamericano. México: Escenología, 1996, p. 419-436.

DIEGUEZ, Ileana. Cenários Liminares: teatralidade e performance política. Uberlândia: Edufu, 2011.

DUBATTI, Jorge. El convivio teatral. Teoría y practica del Teatro Comparado. Buenos Ayres: Atuel, 2003.

F

F

F

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea. Repertório, Salvador, nº 16, 2011, p.11-23.

GU

GU

JOLLY, Geneviève; PLANA, Muriel. Teatralidade. In: SARRAZAC, Jean-pierre (Org.) Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo, Cosac Naify, 2012. p. 178-181.

LEAL, Rina. La práctica teatral necessita um pensamento científico. In: MUGUERCIA, Magaly (Org.) Pedagogía y Experimentación en el Teatro Latinoamericano. México: Escenología, 1996, p. 399-417.

LEITE, Janaína. Auto Escrituras Performativas: do Diário `a Cena. São Paulo, Perspectiva: Fapesp, 2017, p.49.

LESSING, Gotthold Ephraim. Dramaturgia de Hamburgo, trad, introd e notas de NUNES, Manuela. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

MENA, Karel.

NUNES, Luiz Arthur. Do livro para o palco: formas de interação entre o épico literário e o teatral. O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO, n° 9, Ano 8. Rio de Janeiro, 2000, p. 39-51.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011.

SINISTERRA, José Sanchis. Dramaturgia Atoral. Barcelona, Revista Travessias, Ed 05, UNIOESTE, Paraná, 2005, p. 1-5. Entrevista concedida a Mariana Lima Muniz.

TAYLOR, Diana. Encenando a memória social: Yuyachkani. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Márcia (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Trad. Leda Martins. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002, p. 13-45.

TROTTA, Rosyane. Autoralidade, grupo e encenação. Sala Preta, 6, São Paulo, 2006, p.155-164.

WEISZ, Gabriel. La Despersonificación. In: DI

Publicado

2019-06-03

Cómo citar

Mello, A. (2019). IMPACTOS DA TEATRALIDADE NAS DRAMATURGIAS DE AUTOR. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-14