É DRAMA! Reflexões sobre práticas cênicas e visualidades a partir da análise de oficinas de Teatro com alunos surdos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-13

Resumen

Este artigo aborda práticas cênicas a partir de oficinas de Teatro realizadas com estudantes surdos da Escola Estadual Dr. Fernando Reinaldo Coser, localizada no município de Santa Maria/RS. As atividades foram desenvolvidas a partir de princípios do Drama (CABRAL; PEREIRA, 2017), a fim de evidenciar o protagonismo dos estudantes para aproximar às práticas artísticas de sua cultura surda. Nesse processo destaca-se a articulação das visualidades que compõem o processo de Drama pelo grupo. As práticas são analisadas destacando o envolvimento dos alunos, bem como a relação estabelecida entre as referências de duas culturas que se encontram na sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victória Blini Strasser, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Atriz. Graduanda no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista do Projeto Teatro e acessibilidade na escola: práticas cênicas com surdos, contando com bolsa PROLICEN/UFSM.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Curso do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq).

Citas

BERSELLI, Marcia; LULKIN, Sergio Andres. Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos. Anais do 24º Seminário Nacional de Arte e Educação: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, p. 542-549, 2014.

CABRAL, Biange; PEREIRA, Diego. O espaço de jogo no Contexto do Drama. In: Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 285-301, julho de 2017.

CRUZ, Andreza Nunes Real da. Aula de arte com surdos: criando uma prática de ensino. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/143081>. Acesso em: 05 set. 2018.

GON

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 293 f. Tese (Doutorado em Teatro)

ST

TUDELLA, Eduardo Augusto da Silva. A luz na gênese do Práxis cênica como articulação de visualidade: espetáculo. 629 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro, 2013.

ZIRALDO. Flicts. Rio de Janeiro: Melbooks, 1969.

Publicado

2019-05-16

Cómo citar

Blini Strasser, V., & Berselli, M. (2019). É DRAMA! Reflexões sobre práticas cênicas e visualidades a partir da análise de oficinas de Teatro com alunos surdos. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-13