COGNIÇÃO TEATRAL E EDUCAÇÃO

Autores/as

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei Curso de Teatro PPGAC - Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-17

Resumen

Proposta de identificação sistemática, na vida cotidiana de todos, de um tipo de pensamento, aqui denominado "cognição teatral", concernente aos aspectos teatrais daquilo que vivemos. Com isto, sugerir critérios e modos de planejar e conduzir aulas de teatro nas escolas que, ao tocar esta cognição, podem fomentar relações mais potentes com esta dimensão teatral da vida, que diz respeito tanto a valores mais sofisticados da cultura quanto a questões de sobrevivência, contribuindo com a consolidação da educação teatral no ensino básico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei Curso de Teatro PPGAC - Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Professor do curso de Teatro e pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO

Citas

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestética: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, W. et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CALVERT, Dorys. Teatro e Neurociência: o despertar de um novo diálogo entre arte e ciência. In: Revista Brasileira de Estudos da presença. V.4, n.2. mai/ago 2014. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. São Paulo: Editora34, 1992.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. In: Revista Eletrônica Repertório

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hebert L. & RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito

GERHARDT, Ana Flávia L. M.. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. In: Revista Brasileira de educação. V.15, nº 44. Mai/ago. ANPED: 2010. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a04.pdf Acesso em: 20, abr, 2018.

GOFFMAN, Erving. The presentation of self in everyday life. Edinburgh: University of Edinburgh Social Sciences Research Centre. 1956.

ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. In: O Percevejo online

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?. In: Urdimento

KASTRUP, Virginia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. In: Psicologia & Sociedade 16(3): p.7-16; set/dez. 2004. Disponível em www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3 Acesso em: 20, abr, 2018.

KASTRUP, Virginia. A invenção de si e do mundo

LAKOFF, G. & M. JOHNSON. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and its Challenge to Western Thought. New York: Basic Books, 1999.

LAKOFF, George. Don

MAGELA, André Luiz Lopes. Abordagem somática na educação teatral. In: Moringa

MAGELA, André Luiz Lopes. Afecções, exercícios, protopedagogias teatrais. In: Rascunhos

MCCONACHIE, Bruce. Theatre & Mind. New York, London: Palgrave Macmillan, 2013.

OS

PUPO, Maria Lúcia de S. B.. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico

RANCI

RIBEIRO, Mônica Medeiros. CORPO, AFETO E COGNI

SARRAZAC, Jean-Pierre. A invenção da teatralidade. In: Sala Preta. PPGAC

SOFIA, Gabriele. Por uma história das relações entre teatro e neurociência no Século XX. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 313-332, maio/ago. 2014. Disponível em http://www.seer.ufrgs.br/presenca

STANISLÁVSKI, Konstantín. O trabalho do ator

TOMÁS, Lia. Ouvir o logos: música e filosofia. São Paulomousik. Editora UNESP: 2002

TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2014.

TOMASELLO, Michael. A natural history of human morality. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2016.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Magela, A. L. L. (2018). COGNIÇÃO TEATRAL E EDUCAÇÃO. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-17