VIDEODANÇAMENTOS NA ESCOLA: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de dança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-13

Resumen

O texto discute sobre a experiência do uso das tecnologias digitais em processos artísticos e pedagógicos em dança. A partir da experimentação, foram criados vídeos nas suas mais diferentes vertentes: como registros de dança, documentários e videodanças. Os experimentos foram denominados videodançamentos e proporcionaram ao(à) jovem pensar/fazer a dança numa perspectiva criativa e inventiva, ser autor(a) de sua obra e expandir seus saberes/fazeres sobre a dança na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Oneide Alessandro Silva Santos, Licenciando em Dança-UFSM

Licenciando em Dança. Bolsista PIBID. UFSM

Citas

AGUIRRE, Imanoel. Entornos da aprendizagem entre jovens produtores de cultura visual: traços e características. In: TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. p.247-274

BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. 396 Fls. Tese (Doutorado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

BITTENCOURT, Adriana. Imagens da mídia, imagens do corpo, imagens da dança: tensões na pluralidade da cena contemporânea. Dança, Salvador, v. 3, n. 2 p. 59-68, jul/dez. 2014.

BORGES, Patrícia Pereira. Estudos e experimentos em videodança: um trabalho de colaboração entre o artista visual e corporal. Repositorio, UFU, 2014.

CERBINO, Beatriz; MENDON

FILHO, Aldo Victorio. Culturas juvenis para além dos interditos culturais: o funk carioca, potência e beleza. In: TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. p.275-292

LEITE, Marcelo Denny. Corpos dilatados: relações contemporâneas brasileiras entre cena e tecnologias. Revista Sala Preta, São Paulo, vol. 15, n. 2, p. 137-148, 2015.

LEMOS, André. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, mídia, cultura e tecnologia, n. 6, jun. 1997, p. 21-31.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Raimundo. S

MISI, Mirella. Sistemas de realidade aumentada como ambientes para a dança contemporânea. Dança, Salvador, v. 1, n. 4 p. 11-24, jan./jun. 2015.

PIMENTEL, Lucia Gouveia. Novas territorialidades e identidades culturais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: 20 ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, Anais..., Rio de Janeiro: Anpap, 2011. Disponível em: In: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf Acesso em 01.02.18.

RODRIGUES, Renato Ribeiro. SOUZA, Paulo Henrique Alves. Danças midiáticas no contexto escolar: limites e possibilidades significativas. In: IV Seminário Nacional Corpo e Cultura. Anais... Goiânia: Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), 2013. ISSN 2175-554X.

SANTANA, Ivani. Corpo-dança expandido pelos

SANTANA, Ivani. Configurações da dança na cultura digital: relatos sobre experimentações e reflexões da dança com mediação tecnológica. In: PEREIRA; Antonia. ISAACSSON; Marta. TORRES, Walter. (orgs). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro : Pão e Rosas, 2012b.

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SANTANA, Ivani. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.

SANTOS, Bruna Bardini. Videodança na escola: reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar. 2015. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015

SILVA, Diego da. GROTTO, Valdair. Vídeo, dança e comunicação e suas ligações com a mídia. In: XII CONGRESSO DE CI

TOMAZZONI, Airton. O zoológico dançante da TV: lacraias, cachorras, tigrões e outros bichos. In: Lições de Dança 5, p.39-53, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.

TOMAZZONI, Airton. Lições de dança na mídia. Educação, v. 38, abr. 2015, p. 77-86.

TORRES, Walter. (orgs). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro : Pão e Rosas, 2012b.

VALLE, Flavia Pilla. PIBID e a experiência da dança no currículo. In: BELLO, SAMUEL Edmundo Lopez. UBERTI, Luciane (orgs). Iniciação à docência: articulações entre ensino e pesquisa. São Leopoldo; Oikos, 2013. P.99-110.

WOLFF, Silvia. Corpo Tecnológico: Sobre as Relações entre Dança, Tecnologia e Videodança. Cena 14. 2013

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Baldi, N. C., & Santos, O. A. S. (2018). VIDEODANÇAMENTOS NA ESCOLA: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de dança. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-13