DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina

Autores/as

  • Lígia Marina Almeida Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05

Resumen

Este artigo busca apresentar uma experiência artístico-pedagógica, no campo das artes cênicas, desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias (Terra Indígena Terena Limão Verde - Aquidauana/MS - 2016) como possível modelo de ação, a ser refuncionalizado, para artistas-pedagogos em artes cênicas interessades em dialogar com a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo país.

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Biografía del autor/a

Lígia Marina Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Provocadora de processos psicomágicos e pesquisadora indisciplinar. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina com a pesquisa em andamento intitulada ABC da luta dos povos originários do Brasil: performances, pedagogias, propagandas e (imagens) políticas pela descolonização social sob orientação da Profa. Dra. Fátima Costa de Lima. limarina70@gmail.com. Bolsista PROMOP/UDESC.

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRANCO, João Francisco Migliari. Movimento Docente, Insurreição Popular e Propostas Coletivas de Educação Alternativa em Oaxaca. Dissertação (Mestrado em Educação)

COMISS

TIBLE, Jean. Marx selvagem. São Paulo: Annablume, 2013.

TUPINAMBÁ, Casé Angatú Xukurú.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Almeida, L. M. (2018). DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05