A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar

Autores/as

  • Thiago Camacho Teixeira Mestrando na Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04

Resumen

Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.

Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Camacho Teixeira, Mestrando na Universidade de São Paulo.

ECA - Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo - USP

Mestrado em Artes Cênicas pela USP

Teoria e Prática do Teatro - Texto e Cena

Dissertação: A arte da performance como ação cultural em escolas públicas. 

Graduado pela UNESP em Arte-Teatro

e Graduado em Letras - Português, Inglês e Literaturas. 

Citas

Referências

ANDR

AQUINO, Daniela de; CIOTTI, Naira Neide. Multiplex Code: Corpo Cotidiano e Processo Ritual. Anais de Evento científico: 65ª Reunião Anual da SBPC e II Coloquio Franco-Brasileiro: Antropologia das Fronteiras/ Fronteiras da Antropologia, trabalho completo. Departamento de Comunicação e Filosofia

BAUMAN, Zygmunt, 2000. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 2001.

DEBORD: ESPETÁCULO, FETICHISMO E ABSTRATIFICA

Revista Panorama, nº I, Agosto de 2011. ediçao on-line. Universidade Federal de Goiás.

Acessível

em: http://seer.ucg.br/index.php/panorama/article/viewFile/1601/1008 Visitado em: Sáb Out 10 00:37:13 BRT 2015.

IBÁ

BAUMAN, Zygmunt, 2000. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 2001.

CANTON, Katia. Novíssima Arte Brasileira- um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2001. v. 1. .

. Temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009a. 6 v. . Do Moderno ao Contemporâneo. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009b, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

. Narrativas Enviesadas. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009c, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

. Da Política às Micropolíticas. São Paulo: MF Martins Fontes Ltda., 2009d, v.

(Coleção Temas da arte contemporânea).

. Corpo, Identidade e Erotismo. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009e,

v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

. Tempo e Memória. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009f, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

. Espaço e Lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes Ltda., 2009g, v. 1. (Coleção Temas da arte contemporânea).

CHAMS, G. Brazilian Spring. Disponível em: http://brazilianspring.com/about/. 2017.

ELLIOT, K. (outubro de 1999). «Situationism in a nutshell» http://www.barbelith.com/cgi-bin/articles/00000011.shtml -- Karen Elliot

FAVARETTO, Celso Fernando. Arte Contemporânea e Educação. Revista Iberoamericana de Educación, nº 53 (2010), pp. 225-235. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie53.htm,

acesso em 24/10/2016

HOLLIDAY, O.J. Para sistematizar experiências. 2006, Disponível em http://www.mma.gov.br/estruturas/168/_publicacao/168_publicacao30012009115508.p df

PEDROSA, Mário. Arte Ensaios. Cosac Naify editora, São Paulo: 1980.

DEBORD, Guy. Sociedade do espetáculo. 2003. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/debord/1967/11/sociedade.pdf

VILAS BOAS, Alexandre Gomes. Artivismo: arte + política + ativismo

SCHECHNER, Richard. O que é performance. em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, 2006. Disponível em: http://www.performancesculturais.emac.ufg.br/up/378/o/O_QUE_EH_PERF_SCHECH NER.pdf

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: na introduction. 2nd Ed. 2007

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios realizada por Zeca Ligiéro

JAMESON, Fredric.

FOSTER, Hal, "Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural", São Paulo, Casa Editorial Paulista, 1996.

,

BAUDRILLARD, Jean, "As Estratégias Fatais", Lisboa, Editorial Estampa, 1990.

BARTHES, Roland,

BENJAMIN, Walter.

BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade/ 10 ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia / Marilena Chauí. 7. 2. ed 7 São Paulo : Brasiliense, 2008. 7. (Coleção primeiros passos ; 13).

BOURRIAUD, Nicolas.

,

CARLSON, Marvin A. Performance: Uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

CIOTTI, Naira. Cartas a Renato Cohen. PGHEA

COPEAU, J. Reflexiones de um Comediante sobre

CHAUÍ, Marilena. Sociedade brasileira: violência e autoritarismo por todos os lados. Revista Cult, número e edição 209. Fevereiro de 2016. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/sociedade-brasileira-violencia-e- autoritarismo-por-todos-os-lados/#respond,

Acesso em 20/07/2017.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FAVARETTO, Celso Fernando. Arte Contemporânea e Educação. Revista Iberoamericana de Educación, nº 53 (2010), pp. 225-235. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie53.htm,

acesso em 24/10/2017

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FABI

.

acesso em 15/08/2017.

FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais anos 70. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2000.

FOUCAULT, Michel. Corpos dóceis em Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1975. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LEAL, Mara Lúcia.

LEHMANN, H-T. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

.

MARSH, James (direção). Man on Wire. Reino Unido, 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n2TBL8g1W3I), acesso em 22/07/2016

MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em jogo. São Paulo: Hucitec, 2004.

MONTEIRO, Maryah; GOMES, Cláudio. Extravas(ação). Programa de Iniciação Artística (Piá), Secretaria Municipal de Cultura, Biblioteca Monteiro Lobato, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QMyj64CkWno,

acesso em 21/07/2016.

PEREIRA, Elvina Maria Caetano. Tecido de Vozes: texturas polifônicas na cena contemporânea mineira. Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

PEREIRA, Maria Elvina Caetano. Tv UFOP

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Teixeira, T. C. (2018). A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04