É preciso estar atento! Caminhos, desvios e referenciais para o teatro na educação brasileira

Autores/as

  • Mariana Oliveira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-06

Resumen

Este artigo busca compreender melhor o momento crítico que vivemos em relação à inserção da arte e do teatro na educação básica brasileira por meio de uma breve revisão histórica, de uma análise das alterações impostas pela reforma do Ensino Médio de 2016-2017 e de uma abordagem contextualizada do modelo francês de teatro na educação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Oliveira, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

Atriz e professora de Teatro do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ);

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC-UNIRIO).

Citas

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1985.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, v. 3, n. 7, set/dez 1989, p. 170-182. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141989000300010&script=sci_arttext>. Acesso em: 08/09/2010. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141989000300010>

B

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LASSALLE, Jacques. Seconde lecture. Trait d

RYNGAERT, Jean-Pierre. Et si c

SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista Sala Preta, v. 2, n. 1, 2002, p. 247-252. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/118>. Acesso em: 20/08/2012. DOI: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p247-252>

VILAR, Jean. Le théâtre, service public. Paris: Gallimard, 1975.

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

Oliveira, M. (2017). É preciso estar atento! Caminhos, desvios e referenciais para o teatro na educação brasileira. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-06

Número

Sección

Arte na Educação Básica