A PERFORMANCE-ARTE EM CORPO O desnudamento como experiência performativa

Autores/as

  • Adilson Florentino UNIRIO

Resumen

A proposta apresentada neste texto-ensaio consiste numa breve reflexão em torno do espetáculo performativo intitulado "58 indícios sobre o corpo", dirigido pelo diretor teatral argentino Emilio García Wehbi durante a sua residência no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, em outubro de 2016. O título dessa performance refere-se ao texto homônimo do filósofo Jean-Luc Nancy, professor emérito da Universidade de Estrasburgo, na França. Os insigths reflexivos e estéticos realizados por mim são frutos do diálogo estabelecido entre a poética performativa de Emilio Wehbi e o pensamento anti-cartesiano sobre o corpo traçado no fragmento cartográfico de Jean-Luc Nancy, tendo como eixo fronteiriço a ação performativa em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DERRIDA, Jacques. Pensar a desconstrução. São Paulo: Estação Liberdade, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

G

NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.

NASCIMENTO, Evando. Derrida e a literatura. Niterói: Eduff, 2001.

Publicado

2018-01-03

Cómo citar

Florentino, A. (2018). A PERFORMANCE-ARTE EM CORPO O desnudamento como experiência performativa. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37632