Performance e fluxos geradores de criatividade na escola

Autores/as

  • Cristina Garcia Palhares Viso Universidade Federal de Uberlandia http://orcid.org/0000-0002-2412-1267
  • Ana Elvira Wuo Professora Doutora do instituto de Artes da UFU. Departamento de teatro.

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-07

Resumen

Ressaltar os processos criativos nas aulas de arte como acontecimentos importantes para a transformação e construção de pensamentos e emoções dos alunos, observando o papel e a formação do professor de arte e sua inserção nesse processo criador como base relevante, a partir da qual surgiram metodologias e dinâmicas de aula que intervieram na realidade da escola que foi ambiente deste estudo. O  corpo em ação (performativa) elucida premissas para a observação do que denominamos "fluxo criativo" nas ações dos alunos de ensino médio na prática do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Garcia Palhares Viso, Universidade Federal de Uberlandia

arte educadora e arteterapeuta. Atualmente mestre  pelo programa de mestrado profissional de arte. Defesa dia 16 de agosto de 2016.

Citas

COHEN, Renato. Performance como linguagem: Criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FOCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: objetiva, 2012.

JAPIASS

JUNG, Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. Tradução de Maria de Moraes Barros. 8ª Ed. Petrópolis, Vozes, 2013.

JUNG, Carl Gustav. O Eu e o inconsciente. Tradução de Dora Ferreira da Silva. 27ª Ed. Petrópolis, Vozes, 2015.

PAIN, Sara. Teoria e Técnica de arte-terapia: a Compreensão do Sujeito/ Sara Pain e Glayds Jarreau; trad. Rosana Severino Di Leone. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SCHECHNER, Richard.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Palhares Viso, C. G., & Wuo, A. E. (2016). Performance e fluxos geradores de criatividade na escola. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-07