Batuque: reflexões sobre a performatividade do corpo em transe

Autores/as

  • Marcos Vinicius Caye Lara UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-06

Resumen

Neste artigo procura-se contextualizar e apresentar o Batuque em seus aspectos históricos, estéticos e performativos. Esta contextualização visa oferecer um panorama da cultura escolhida pelo autor como fonte de pesquisa do transe em arte. As reflexões deste artigo partem, principalmente, da pesquisa de campo e análise comparada de processos artísticos individuais do autor em relação aos processos vividos pelos participantes da cultura em questão. Busca-se, assim, dialogar com alguns autores como Corrêa, Grotowski, Icle e Campo para abordar a dimensão do transe em arte.

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Biografía del autor/a

Marcos Vinicius Caye Lara, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Artes C

Citas

BIANCALANA, Gisela R. Corpos em Performance: o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores. Tese (Doutorado em Artes)

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CORR

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GROTOWSKI, Jerzy. Tecniche Originarie Dell

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PLÁ, Daniel. Sobre cavalgar o vento: Contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. Tese (Doutorado em Artes)

Publicado

2017-09-15

Cómo citar

Lara, M. V. C. (2017). Batuque: reflexões sobre a performatividade do corpo em transe. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-06

Número

Sección

Corpo e Performatividades Culturais