Batuque: reflexões sobre a performatividade do corpo em transe
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-06Resumen
Neste artigo procura-se contextualizar e apresentar o Batuque em seus aspectos históricos, estéticos e performativos. Esta contextualização visa oferecer um panorama da cultura escolhida pelo autor como fonte de pesquisa do transe em arte. As reflexões deste artigo partem, principalmente, da pesquisa de campo e análise comparada de processos artísticos individuais do autor em relação aos processos vividos pelos participantes da cultura em questão. Busca-se, assim, dialogar com alguns autores como Corrêa, Grotowski, Icle e Campo para abordar a dimensão do transe em arte.
Descargas
Citas
BIANCALANA, Gisela R. Corpos em Performance: o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores. Tese (Doutorado em Artes)
CAMPO, Giuliano. A arte do ator e a possessão: os estados alterados de consciência (ASC) nas suas inter-relações com o teatro. IN: BRONDANI, Joice A. (Org.). Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015. P.52-143.
CORR
ICLE, Gilberto. O ator como xamã. São Paulo: Perspectiva, 2006.
GROTOWSKI, Jerzy. Tecniche Originarie Dell
GROTOWSKI, Jerzy. Tú eres Hijo de Alguien. Máscara
PLÁ, Daniel. Sobre cavalgar o vento: Contribuições da meditação budista no processo de formação do ator. Tese (Doutorado em Artes)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).