PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas.

Autores/as

  • Maria Fonseca Falkembach UFPel
  • Gessi de Almeida Könzgen UFPel

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v1n2a2014-06

Resumen

O texto identifica princípios pedagógicos inerentes aos procedimentos dos Viewpoints, uma sistematização de modos de criação de improvisações e composições em artes cênicas. Associa esses princípios ao que Anne Bogart e Tina Landau, se referem como presentes que nos damos com a prática dos Viewpoints: entrega, possibilidade, escolha e liberdade, crescimento e inteireza. Desenvolve a reflexão a partir da singularidade do modo em que estes procedimentos se articulam nos processos artístico-pedagógicos do grupo Tatá. Estabelece relações entre o modo de composição da prática artístico-pedagógica, o arranjo que constitui o grupo e a possibilidade da criação de modos de existência fundados na transformação de si na interação com um coletivo, que implica ética e comprometimento.

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Publicado

2015-01-12

Cómo citar

Falkembach, M. F., & Könzgen, G. de A. (2015). PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS INERENTES AOS PROCEDIMENTOS DOS VIEWPOINTS: Possíveis contribuições para desenvolvimento de práticas artístico-pedagógicas. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 1(2). https://doi.org/10.14393/RR-v1n2a2014-06

Número

Sección

Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas