La Cultura Hip Hop en Criciúma y en el estado de Santa Catarina: temporalidades, territorio y memoria cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v13na2026-1

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar recortes históricos dos fazedores da cultura hip hop do município de Criciúma-SC e do estado de Santa Catarina. A pesquisa é historiográfica e autoetnográfica, e os dados foram coletados a partir depoimentos de sujeitos hip hoppers de Criciúma e Santa Catarina, extraídas no blog e no canal do YouTube da Associação Dança Criciúma – ASDC e do Inventário Participativo Cultural do Hip Hop Catarinense (IPCHH), além das experiências de um dos autores do trabalho.  A investigação mostrou que que os grupos pioneiros de Criciúma-SC são SOS Dance, The Laws, União Dança de Rua da UNESC e Sistema Breaking e os hip hoppers dos municípios de Joinville, Rio Negrinho, Itajaí, Tubarão do estado de Santa Catarina, demostram processos de resistência cultural na linguagem do hip hop, comprovando em fatos e memórias que é possível fazer ações nessa linguagem “com ou sem recursos”, com organização de coletivos que podem impactar diretamente em políticas culturais estruturantes.

Biografía del autor/a

  • Maxwell Sandeer Flôr, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

  • Marco Aurélio da Cruz Souza, Universidade Federal de Pelotas

    Doutor em Motricidade Humana especialidade Dança pela Universidade de Lisboa. Professor do curso de Dança-Licenciatura e do programa de Pós-graduação em Arte da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Conselho Editorial da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança,  ANDA. Coordenador do projeto de pesquisa Mediação Cultural, Educação Estética e Processos Educacionais em Arte - MEP.

  • Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Publicado

2026-07-23

Número

Sección

DANÇAS DE PERIFERIA E DA CULTURA HIP HOP: contextos, perspectivas, propostas pedagógicas, outros desdobramentos e problematizações.

Cómo citar

La Cultura Hip Hop en Criciúma y en el estado de Santa Catarina: temporalidades, territorio y memoria cultural. (2026). Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 13(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v13na2026-1