Apontamentos sobre a individualidade criativa do ator no trágico cotidiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-10

Resumen

Este artigo é resultado da reflexão sobre algumas impressões advindas do experimento cênico que serviu como matéria para demonstração e compartilhamento da pesquisa "A Individualidade Criativa do Ator no Trágico Cotidiano", apresentada na Escola Superior de Teatro e Cinema, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC/IPL), em maio de 2013. Busca-se, principalmente, discorrer sobre a importância da noção de "individualidade criativa" (Chekhov, 2010) para os processos de preparação e criação do artista teatral.

Biografía del autor/a

  • Silva de Paula, PPGAC-ECA/USP; Teatro Escola Macunaíma

    Atriz; Pedagoga; Professora no Teatro Escola Macunaíma; Mestranda (PPGAC-ECA/USP).

Referencias

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. RJ: Jorge Zahar Ed., 2003.

CHEKHOV, Michael. Para o Ator. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010.

MOLER, Lara Biasoli. Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck. São Paulo, Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa, do Departamento de Letras Modernas da Faculdade Filosofia, Letra e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para obtenção do Tìtulo de Doutora em Letras.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento

Publicado

2017-07-26

Cómo citar

Apontamentos sobre a individualidade criativa do ator no trágico cotidiano. (2017). Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-10