Educação Pública Brasileira

Autores/as

  • Carminda Mendes André Instituto de Artes da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-01

Resumen

Nossa pesquisa, ao indagar os modos como são elaborados a educação e o ensino básico público brasileiro, constata a presença de uma contraditória relação entre Sociedade e Estado. Utilizando os conceitos de "vontade de verdade" e "poder positivo", trazidos por Michel Foucault, interpretamos a presença dessa contradição como prova da relação inseparável entre poder e saber. Diante disso, buscamos observar e refletir algumas práticas que interferem nos projetos educacionais, nas práticas escolares e na própria formação do sujeito contemporâneo de modo a não trabalhar a favor da liberdade.

Biografía del autor/a

  • Carminda Mendes André, Instituto de Artes da UNESP
    Pesquisadora docente do Programa de Pós Graduação em Arte do Insituto de Artes da UNESP.

Referencias

os indivíduos não poderiam de nenhuma forma ser autores ou agentes da história, uma vez que eles poderiam agir apenas com base em condições históricas criadas por outros e sob as quais eles nasceram, utilizando os recursos materiais e de cultura que lhes eram fornecidos por gerações anteriores

Publicado

2015-08-26

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões

Cómo citar

Educação Pública Brasileira. (2015). Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-01