A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS:

reflexões sobre um curso de formação continuada para docentes da rede pública do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n2a2024-57

Resumo

Este texto é parte de uma pesquisa em andamento que busca fazer o registro histórico e analítico da ação de formação continuada para docentes intitulada A Arte de Contar Histórias, ofertada na rede pública do Distrito Federal desde 1999. Fazendo uso da bricolagem metodológica (KINCHELOE; BERRY 2007), o objetivo é investigar como este curso impacta o desenvolvimento profissional dos professores de diferentes disciplinas, etapas e modalidades. A análise documental permitiu convencionar que o curso aconteceu em três gerações, com a emissão de 3.909 certificados. Foi possível constatar que contribuiu na inclusão da performance narrativa na prática pedagógica, na formação de grupos de contação de histórias, no despertar de escritores, etc.

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Biografia do Autor

Cristina Aparecida Leite, Universidade de Brasília - Secretaria de Educação do DF

Doutoranda em Artes Cênicas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (PPGCEN-UnB). Pesquisa em andamento na linha Cultura e Saberes em Artes Cênicas. Professora-formadora nos Centros de Vivências Lúdicas Oficinas Pedagógicas da SEEDF. Cofundadora do grupo de contação de histórias Amoras DF.

LUCIANA HARTMANN, Departamento de Artes Cênicas Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade de Brasíli

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas, atuando no PPG-CEN/UnB e como colaboradora no Programa Interdisciplinar em Performances Culturais, da UFG. Possui graduação em Artes Cênicas

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

Leite, C. A., & HARTMANN, L. (2024). A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: : reflexões sobre um curso de formação continuada para docentes da rede pública do Distrito Federal. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(2), 213–228. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n2a2024-57

Edição

Seção

Territórios da Pesquisa em Artes Cênicas e seus processos formativos