TERRITÓRIO CULTURAL E IDENTIDADE

Memórias de um Teatro Maloqueiro

Autores

  • Monica Soares da Silva Universidade Nove de Julho
  • Márcia Fusaro Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n2a2024-60

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, investiga como o processo criativo se conecta com as relações educativas emancipatórias e libertadoras no contexto territorial e identitário em uma das periferias da cidade de São Paulo. Para tanto, explora como se estrutura o processo criativo teatral do Grupo Rosas Periféricas, apurando a maneira como a memória é acessada desde a escuta das narrativas, passando para a sala de ensaios até que o material seja transformado em encenação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Soares da Silva, Universidade Nove de Julho

Mestranda em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Estágio de pesquisa: em andamento (2024-2026) sobre Educação e Artes. Orientadora profa. Dra. Márcia Fusaro. Bolsa integral UNINOVE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista em Arteterapia (USCS). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos (USJT). Artista educadora membra do Grupo Rosas Periféricas.

Márcia Fusaro, Universidade Nove de Julho

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Pós-doutoramento em Artes (UNESP). Mestra em História da Ciência (PUC-SP). Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Líder do grupo de pesquisa Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (UNINOVE-CNPq). Professora dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (acadêmico e profissional) em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Soares da Silva, M., & Fusaro, M. (2024). TERRITÓRIO CULTURAL E IDENTIDADE: Memórias de um Teatro Maloqueiro. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 11(2), 263–275. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n2a2024-60

Edição

Seção

Territórios da Pesquisa em Artes Cênicas e seus processos formativos