SENTIR NA PELE

dramaturgias do corpo, presença e atuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v12n1a2025-07

Resumo

O texto discute as noções de dramaturgias do corpo e da presença, a partir de abordagens trazidas por autoras e autores de origens e campos distintos, e conecta-as a uma perspectiva contemporânea de atuação. Tais noções, e outras delas derivadas e a elas agenciadas, são aqui abraçadas como ressoantes de um pensamento expandido acerca das conexões entre arte e vida, e enquanto possíveis operadoras de uma poética da existência e de reencantamentos.

Biografia do Autor

  • Alice Stefânia Curi, Universidade de Brasília

    Atriz, diretora e pesquisadora. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UnB, atuando na Graduação e no PPG-CEN. Tem Pós-Doutorado em Artes da Cena na Unicamp (2019), Doutorado em Artes Cênicas pela UFBA (2007) e Mestrado em Artes pela UnB (2000). Desde 2010 coordena o Grupo de pesquisa Poéticas do Corpo, em parceria com a Professora Rita de Almeida Castro, atuando nas linhas de pesquisa Teatro do Instante, Dramaturgias de Ator e Matilha (Matrizes Interdisciplinares em Literatura, História e Arte). Autora do livro Traços e devires de um corpo cênico (Ed. Dulcina, 2013) e coautora e organizadora do livro Poéticas do Corpo, instantes em cena (Ed. UnB, 2016).

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

SENTIR NA PELE: dramaturgias do corpo, presença e atuação . (2025). Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 12(1), 125-145. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v12n1a2025-07