EDUCAÇÃO, ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E TEATRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-18

Resumo

Este trabalho versa sobre o uso de escritas (auto)biográficas como mote metodológico para o ensino de Artes em escolas públicas da Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Alagoas. A construção teórica apresentada perpassa pelos aspectos fundamentais do conceito de escritas (auto)biográficas, descritos por Leonor Arfuch (2010) e Philippe Lejeune (2008). Alicerçando o entendimento acerca do uso e do trabalho voltados à memória na educação, recorremos a Walter Benjamin (2012) e a Jean-Marie Gagnebin (1997). Em relação aos verbetes teatrais e à tentativa de uma argumentação que une teatro e formação, foram adotados os autores Patrice Pavis (2010) e Clementino Souza (2006), respectivamente. O artigo reflete, portanto, a vida docente e aborda o campo metodológico da criação em artes, mais especificamente em teatro. Cabe ressaltar que o mesmo pretende fortalecer e difundir os diferentes cursos de licenciatura da área artística, refletindo ainda sobre a legislação educacional que regulamenta o ensino de arte a partir das quatro linguagens e suas respectivas formações. 

Palavras-chave: (Auto)Biografia; Criação Metodológica; Teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Pereira , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Pedagogia. Graduado em Teatro, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGAC UFSJ). Doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC UFRGS). Professor de Teatro da Educação Básica do Estado de Alagoas. E-mail: diegojse@hotmail.com

 

Guilarduci , Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Teatro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: guilarduci@ufsj.edu.br

 

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

Domingos Pereira, D. J., & Guilarduci , C. (2024). EDUCAÇÃO, ESCRITAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E TEATRO. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(3), 58–76. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-18

Edição

Seção

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 2