CONTADORES DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
perspectivas docentes e discentes
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-08Resumo
Por meio da articulação de conceitos sobre, Cultura, Educação, Arte, Ensino Escolar e outros, esse artigo aborda a contação de histórias nas perspectivas docente e discente, propondo experiências do ensino de Arte na escola. O problema que norteia nossa discussão é por um lado a necessidade de metodologias abertas ao diálogo com estudantes e por outro lado, a necessidade de valorizar a arte na escola, inclusive na vivência de outros professores. O objetivo é mostrar um ensino de artes, que valorize a escuta discente, ao mesmo em que docentes exercitam o desenvolvimento do “seu” narrador, propondo e vivendo experiências de ouvir e contar histórias. A ludicidade é apreciada e sugerida por meio de jogos teatrais e/ou dramáticos, para compreensão dos elementos da linguagem cênica. O ponto central da pesquisa é a noção de cultura e como essa faz parte de uma formação humanizadora e transformadora para uma sociedade mais justa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).