Onde começa o corpo, onde termina o outro

políticas do toque e modos de educar

Autores

  • André Bocchetti Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-07

Resumo

O artigo mapeia diferentes modos de tocar e suas forças a partir de uma prática de educação somática específica, a Biodanza, discutindo o que chama de políticas de toque e sua importância ao gesto educativo. Ao colocar em análise o pensamento do criador dessa abordagem somática e as experiências vivenciadas por pessoas que a experimentaram pela primeira vez, o texto indicia, como efeito dos encontros que se dão pelo toque, o fortalecimento de algumas representações pessoais mas, principalmente, incitações à adaptabilidade, responsividade e agenciamento de corpos que fazem pensar na criação de possibilidades de tocar como oportunidade de produção de outros modos de educar, mais atentos à construção coletiva de partilhas e de espaços de produção comunal de vínculo e convívio.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Bocchetti, A. (2023). Onde começa o corpo, onde termina o outro : políticas do toque e modos de educar. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 9(3), 121–145. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-07

Edição

Seção

Educação do sensível em processos de educação