A A IMAGEM CORPORAL NO AUTORRETRATO :
uma prática pedagógica no atendimento educacional especializado
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2022-04Resumo
O artigo refere-se a pesquisa realizada no PROFARTES-UFU por meio de uma prática pedagógica desenvolvida junto a estudantes com deficiência intelectual- DI, inseridos na classe comum de ensino, frequentadores do Atendimento Educacional Especializado - AEE, em uma escola municipal de Uberlândia MG. A metodologia com abordagem qualitativa, tem como método a fenomenologia e estudo bibliográfico exploratório. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa-ação. O experimento prático envolveu estudantes com DI em situações relacionadas ao corpo/corporeidade como tema dos atendimentos. Desenvolveram-se dez atividades abordando a imagem corporal por meio de pintura do autorretrato. O processo envolveu o desenvolvimento cognitivo, comunicacional, afetivo e social, que por meio de um fazer artístico estabeleceu vínculos de apropriação de si mesmo, de identidade e de inclusão criativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).