CRISE E CRIAÇÃO:

reflexões sobre o teatro de rua de Amir Haddad e processos cênicos durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n2a2021-03

Resumo

O presente artigo aborda as perspectivas de criação do diretor de teatro Amir Haddad diante da pandemia de Covid-19, e reflete sobre os processos das artes presenciais face à crise sanitária e humanitária. Foram levantadas, ainda, questões sobre os vínculos entre público e privado, presença e ausência do corpo-ator e o audiovisual como recurso de interação. Os arquivos produzidos e disponibilizados pelos artistas foram vistos à luz das contribuições teóricas de Cecilia Salles e de sua crítica de processos de criação.

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Biografia do Autor

Paula Martinelli, PUC-SP

Possui bacharelado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e integra o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação na mesma instituição, além dos grupos internacionais The International Federation for Theatre Research e The Image Research Network. Os processos de criação nas artes são a principal área de interesse e pesquisa. 

Wagner Miranda Dias, PUC-SP

Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientado pela Prof.ª Dr.ª Cecília Almeida Salles. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientado pela Prof.ª Dr.ª Cecília Almeida Salles. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Especialista em História da Arte - Teoria e Crítica pela FPA (Faculdade Paulista de Artes). Graduado em Artes visuais - Licenciatura , pela FPA (Faculdade Paulista de Artes). É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras / CAL, no Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles. É professor convidado na Pós-graduação em História da Arte da Faculdade Paulista de Arte; artista visual, diretor de teatro, ator, cenógrafo, figurinista e performer.

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Publicado

2021-10-07

Como Citar

Martinelli, P., & Miranda Dias, W. (2021). CRISE E CRIAÇÃO:: reflexões sobre o teatro de rua de Amir Haddad e processos cênicos durante a pandemia. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 8(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n2a2021-03