PENTESILÉIA E O PROJETO AMAZONAS

duplo olhar para uma dramaturgia – [com] Um fragmento de diálogo à distância com Thierry Salmon

Autores

  • Renata M. Molinari La Bottega dello Sguardo – Biblioteca Teatrale Molinari
  • Eduardo De Paula Universidade Federal de Uberlândia - UFU https://orcid.org/0000-0002-3688-8123
  • Maurício Paroni de Castro SP Escola de Teatro

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n1-2019-07

Resumo

Título: Pentesiléia e o Projeto Amazonas: duplo olhar para uma dramaturgia – [com] Um fragmento de diálogo à distância com Thierry Salmon

Resumo: Escrito a partir dos registros observados em seu caderno de anotações, este texto funciona como um memorial lacunar das ações criativas empreendidas durante os processos de criações dramatúrgico e espetacular de “O assalto ao céu”. O texto é acompanhado por um fragmento de diálogo com Thierry Salmon, que deixa alguns rastros sobre as questões norteadoras de seus interesses artísticos.

Palavras-chave: Thierry Salmon, Renata Molinari, Dramaturgia, Encenação, Teatro.

 

Titolo: Pentesilea e il Progetto Amazzone: doppio sguardo per una drammaturgia – con un frammento di dialogo a distanza con Thierry Salmon 

Riassunto: Scritto a partire dalle annotazioni sul proprio taccuino di lavoro, questo testo si presenta come una traccia frammentata delle azioni creative messe in moto durante il percorso di creazione drammaturgica e spettacolare de L’assalto al cielo. Il testo è seguito di un frammento di conversazione con Thierry Salmon, che coglie alcuni spunti sulle questioni di fondo legate alle sue scelte artistiche.

Parole chiave: Thierry Salmon, Renata Molinari, Dramaturgia, Regia, Teatro.

 

Title: Penthesilea and the Amazon Project: dual perspective on a dramaturgy[with] a fragment of a distance dialogue with Thierry Salmon 

Abstract: Written from the records observed in his notebook, this text works as ‘lacunar memorial’ of the creative actions undertaken during the dramaturgical and staging processes of “The assault on the sky”. The text is accompanied by a fragment of dialogue with Thierry Salmon, which leaves some clues on questions concerning his artistic interests.

Keywords: Thierry Salmon, Renata Molinari, Dramaturgy, Staging, Theatre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata M. Molinari, La Bottega dello Sguardo – Biblioteca Teatrale Molinari

Dramaturga, escritora e professora de dramaturgia. Acompanhou muitas fases do trabalho de Jerzy Grotowski e participou de modo contínuo do percurso artístico de Thierry Salmon assinando a dramaturgia dos seus principais projetos, desde “As Troianas” à “O assalto ao céu”. Foi coordenadora do Il Patalogo – Annuario dello Spetacolo (Milano: Ubulibri); é autora de vários livros, entre eles Diario dal Teatro delle Fonti. Polonia 1980 (Firenze: La casa Usher, 2006), Il lavoro del dramaturg nel teatro dei test con le ruote - dalla Germania all'aria italofrancese nella storia e in un percorso professionale (Milano: Ubulibri, 2007), Viaggio nel teatro di Thierry Salmon, Attraverso «I demoni» di Fëdor Dostoevskij (Milano: Ubulibri, 2008). No Brasil colaborou com a publicação do livro “O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski, 1959 – 1969” (Editora Perspectiva - SESC, 2007). Abriu a sua biblioteca pessoal ao público, fundando e coordenado o espaço La Bottega dello SguardoBiblioteca Teatrale Molinari, voltado para os estudos das artes do espetáculo e laboratórios de escrita.

Eduardo De Paula, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

 Professor no Curso de Teatro e no Programa de pós-graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAC/IARTE/UFU).

Maurício Paroni de Castro, SP Escola de Teatro

Maurício Paroni de Castro é um  diretor de teatro, roteirista dramaturgo, filmaker,  ator  e pedagogo ítalo-brasileiro.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Molinari, R. M., De Paula, E., & de Castro, M. P. (2019). PENTESILÉIA E O PROJETO AMAZONAS: duplo olhar para uma dramaturgia – [com] Um fragmento de diálogo à distância com Thierry Salmon. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(1), p.119–129. https://doi.org/10.14393/RR-v6n1-2019-07