A MÁSCARA COMO BASE PARA O TREINAMENTO DO ALUNO-ATOR

Autores

  • Maria de Fátima de Souza Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-09

Resumo

Pretendemos neste artigo identificar as contribuições da máscara para o treinamento do aluno-ator, assim como os princípios da máscara neutra para Jacques Coupeau e Jacques Lecoq. Para tanto, descreverei o trabalho desenvolvido com meus alunos na Universidades do Estado de Santa Catarina - UDESC e posteriormente na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde atualmente ministro aulas. Para trabalharmos o ator-animador traço uma jornada da máscara neutra iniciada na disciplina Improvisação I, na qual temos acesso a pedagogia de Viola Spolin e alguns pontos da pedagogia de Lecoq, vivenciando as ações silenciosas, e chegando a disciplina de Teatro de Animação I, onde apresento aos alunos o universo da máscara como princípio de preparação do ator. A primeira máscara apresentada é a máscara neutra, uma máscara sem uma expressão definida, em equilíbrio e que passa a sensação física de calma, na tentativa de proporcionar ao aluno o estado de neutralidade. A máscara neutra é considerada a base para o uso de todas as outras máscaras. Em seguida, iniciamos o trabalho com as máscaras larvárias, que são bem maiores que o rosto humano. Elas levam um acento forte ou do nariz ou das bochechas e têm aparências diversas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Souza Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti é professora do Curso de Artes Cênicas da UFSC (2010). Doutorado em literatura pela UFSC com tema "A teatralidade do objeto na cena contemporânea" em 2011. Mestrado em Literatura com tema "Encanta o objeto em Kantor", em 2003. Licenciada em Artes Cênicas (UDESC) em 1995; Possui experiência na área de Artes Cênicas com ênfase em Teatro de Animação. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro de animação, teatro de objetos, educação e Improvisação no teatro. Idealizadora e coordenadora geral do FITA-Festival Internacional de Teatro de Animação(UFSC). Vice líder do NELOOL - Núcleo Estudos de literatura oralidades e outras linguagens(UFSC). Coordenadora do NEPAC ? Núcleo de Estudos e Pesquisa em Artes Cênicas e da linha de pesquisa "A máscara, o ator e o objeto - experimentando métodos". Membro do GERICO - Grupo de Estudos sobre o Riso e o Cômico.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: Edusp, 1991.

__________________. O ator e seus duplos. São Paulo: SENAC, 2002.

ASLAN, Odette. El Actor em el siglo XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gill, 1979.

BING, Suzanne. «Le [mardi] 22 juin [1920 Registres VI. L´Ecole du Vieux-Colombier ]», in COPEAU, Jacques. Registres VI. L´Ecole du Vieux-Colombier. Textes établis, présentes et annotés par Claude Sicard. Paris: Gallimard, 2000.

BROOK, Peter. Mensonge et adjectif superbe in: Le Masque - Du Rite au Théâtre. CNRS - Paris, 1988.

CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, 1963.

DANI, Sandra. A máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. In: Porto Arte. Revista do Instituto de Artes da UFRGS. Porto Alegre, Ano I, 1990.

FREIXE, Guy. [Quarta Parte.] I

FO, Dario. Tire as mãos da máscara. In: Cadernos de teatro no 125. Rio de Janeiro, 1991.

________. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998.

LECOQ, Jacques. Rôle du masque dans la formation de l

_______. Jacques. Le Jeu Masque. In: Le théâtre du geste. Paris: Bordas, 1987.

_______.Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. Editora Senac. Edição SESC SP. 2010. São Paulo.

LOPES, Elizabeth Pereira. Copeau e a máscara, in A Máscara e a formação do Ator

UNICAMP - 1991.

PAVIA, Marguerita. Mascaras teatrales, Grupo editorial Gaceta, S.A. 1994.

RUDLIN, Jonh. JACQUES COPEAU: THE REQUEST FOR SINCERITY In HODGE, Alison (Ed.). Actor traning. 2 ed. Editora Routledge. New York. 2010, p 43-62

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2019-04-08

Como Citar

de Souza Moretti, M. de F. (2019). A MÁSCARA COMO BASE PARA O TREINAMENTO DO ALUNO-ATOR. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-09

Edição

Seção

Poéticas do Corpo em Cena