TRANSFORMAÇÃO PELA DANÇA: Maud Robart e o Yanvalou haitiano
Resumo
Este texto é a versão adaptada da introdução da minha tese "Transformação pela dança: Maud Robart e o Yanvalou haitiano" (JIMENEZ, 2014, p. 1-9). Eu o revisei por ocasião da publicação bilíngue "Encontro com Maud Robart". Este documento apresenta as minhas pesquisas sobre o papel da dança yanvalou e dos cantos vodu afro-haitianos no trabalho de Robart. Meus argumentos destacam o fato de que a exploração singular que ela desenvolve é uma janela para uma visão mais profunda e mais ampla do ser humano e da criatividade. Eu explico como nas pesquisas de Robart a forma, tal como articulada na dança ou no canto, é a expressão das dinâmicas entre as pulsões da consciência criadora do sujeito e as suas respostas a essas mesmas pulsões. Robart dá a essas pulsões de consciência criadora o nome de élan. Minha pesquisa explora o pensamento e o trabalho dessa artista, assim como suas conexões respectivas com algumas noções que dizem respeito ao corpo e à percepção, como as que são apresentadas na fenomenologia moderna.
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