Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil?

Autores

  • Carminda Mendes André UNESP, INSTITUTO DE ARTE

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01

Resumo

O artigo pretende refletir e aproximar a visão de educação e arte encontrada no texto das Bases Nacionais de Componentes Curriculares - BNCC e associá-la à retirada da área de artes como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio. Para isso, apresenta o parecer sobre a primeira versão da BNCC pensado para auxiliar a equipe encarregada da escrita da parte das Artes, especificamente, Teatro. O texto oferece um roteiro de análise do documento oficial, e, por uma possibilidade interpretativa, intenta explicitar as filiações conceituais ali sutilmente presentes.Por fim, apresenta a conclusão de que a retirada das artes no currículo obrigatório do ensino médio imposta pela reforma do ensino básico em curso, já poderia ser prevista nas entrelinhas de tal documento.

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Biografia do Autor

Carminda Mendes André, UNESP, INSTITUTO DE ARTE

Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-Doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (2010). Pesquisadora e Docente do Programa de Pós Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias Cnpq. Coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT.

Referências

Livros

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http://basenacionalcomum.mec.gov.br; (acesso em: 03/05/2017)

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Mendes André, C. (2017). Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil?. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(2). https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01

Edição

Seção

Arte na Educação Básica