Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil?
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01Resumo
O artigo pretende refletir e aproximar a visão de educação e arte encontrada no texto das Bases Nacionais de Componentes Curriculares - BNCC e associá-la à retirada da área de artes como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio. Para isso, apresenta o parecer sobre a primeira versão da BNCC pensado para auxiliar a equipe encarregada da escrita da parte das Artes, especificamente, Teatro. O texto oferece um roteiro de análise do documento oficial, e, por uma possibilidade interpretativa, intenta explicitar as filiações conceituais ali sutilmente presentes.Por fim, apresenta a conclusão de que a retirada das artes no currículo obrigatório do ensino médio imposta pela reforma do ensino básico em curso, já poderia ser prevista nas entrelinhas de tal documento.Downloads
Referências
Livros
ANDR
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e Maquinarias. RJ: DP&A, 2002.
C
MACHADO, Marina Marcondes. Meleau-Ponty & a Educação. BH: Autêntica, 2010.
Sites:
http://forum.anped.org.br/index.php?p=/categories/curr%C3%ADculo-em-disputa; (acesso em: 26/04/2017)
http://site.anpuh.org/index.php/bncc-historia; (acesso em: 26/04/2017)
http://www.portalabrace.org/1/index.php/informes/158-outros-informes/2401-bncc-abrace); (acesso em: 6/04/2017)
http://basenacionalcomum.mec.gov.br; (acesso em: 03/05/2017)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).