É preciso estar atento! Caminhos, desvios e referenciais para o teatro na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-06Resumo
Este artigo busca compreender melhor o momento crítico que vivemos em relação à inserção da arte e do teatro na educação básica brasileira por meio de uma breve revisão histórica, de uma análise das alterações impostas pela reforma do Ensino Médio de 2016-2017 e de uma abordagem contextualizada do modelo francês de teatro na educação.ÂDownloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1985.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estudos Avançados, v. 3, n. 7, set/dez 1989, p. 170-182. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141989000300010&script=sci_arttext>. Acesso em: 08/09/2010. DOI: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141989000300010>
B
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LASSALLE, Jacques. Seconde lecture. Trait d
RYNGAERT, Jean-Pierre. Et si c
SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.
SANTANA, Arão Paranaguá de. Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista Sala Preta, v. 2, n. 1, 2002, p. 247-252. Disponível em: <http://www.revistasalapreta.com.br/index.php/salapreta/article/view/118>. Acesso em: 20/08/2012. DOI: <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p247-252>
VILAR, Jean. Le théâtre, service public. Paris: Gallimard, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).