Mentiras Sinceras: relatos sobre metodologia em performance

Autores

  • Amabilis de Jesus da Silva UNESPAR

Resumo

A partir do cotidiano da disciplina de Estudos da Performance, o presente relato busca refletir sobre as experiências pregressas dos/as professores/as como possíveis topos para a estruturação de metodologias, sendo um diferencial que garante a não padronização nas abordagens em sala de aula. Os conselhos de Rainer Maria Rilke sobre o processo de criação são aqui visitados, mas aliados ao conceito de angústia, segundo as teses de Kierkegaard e Heidegger, entendendo-os como estopim para as relações entre presença/existência e criação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amabilis de Jesus da Silva, UNESPAR

UNESPAR

Referências

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; 2012.

KIERKEGAARD, Soren A. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário. Trad. Álvaro Luiz Montenegro. Petrópolis: Vozes, 2015.

MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

RILKE, Rainer Maria. Poemas e cartas a um Jovem Poeta. Trad. Geir Campos e Fernando Jorge. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

SAIDEL, Henrique. Performance na terra dos pinheirais: conexões e perturbações. Horizonte da Cena. Disponível em:

<http://www.horizontedacena.com/performance-na-terra-dos-pinheirais-conexoes-e-perturbacoes/> Acesso em 09 de junho de 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

de Jesus da Silva, A. (2017). Mentiras Sinceras: relatos sobre metodologia em performance. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 4(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37791

Edição

Seção

Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo