Mentiras Sinceras: relatos sobre metodologia em performance
Resumo
A partir do cotidiano da disciplina de Estudos da Performance, o presente relato busca refletir sobre as experiências pregressas dos/as professores/as como possíveis topos para a estruturação de metodologias, sendo um diferencial que garante a não padronização nas abordagens em sala de aula. Os conselhos de Rainer Maria Rilke sobre o processo de criação são aqui visitados, mas aliados ao conceito de angústia, segundo as teses de Kierkegaard e Heidegger, entendendo-os como estopim para as relações entre presença/existência e criação.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; 2012.
KIERKEGAARD, Soren A. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário. Trad. Álvaro Luiz Montenegro. Petrópolis: Vozes, 2015.
MELIM, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
RILKE, Rainer Maria. Poemas e cartas a um Jovem Poeta. Trad. Geir Campos e Fernando Jorge. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.
SAIDEL, Henrique. Performance na terra dos pinheirais: conexões e perturbações. Horizonte da Cena. Disponível em:
<http://www.horizontedacena.com/performance-na-terra-dos-pinheirais-conexoes-e-perturbacoes/> Acesso em 09 de junho de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).